0

4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja está com inscrições abertas

4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja está com inscrições abertas
Avalie este post

Se a cerveja deixou de ser apenas prazer para também englobar sua profissão, fique atento às datas da 4° edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, promovido pelo Instituto da Cerveja Brasileira e a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP).

Incrições para o Sommelier de Cerveja 2017

Sommelier

 

Nesta edição do evento, os dez melhores colocados serão representantes do País no Beer Sommelier World Championship 2017, que acontece na Drinktec, em Munique – Alemanha.

As inscrições para o campeonato podem ser realizadas até o dia 2 de março, por meio do portal Instituto da Cerveja Brasil. A taxa de participação, de R$ 100,00, pode ser paga à vista no boleto ou no cartão.  Além disso, o candidato deverá enviar cópia do Certificado de Sommelier de Cervejas e cópia de um documento com foto (RG ou CNH).

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Depois, ainda deve mandar um e-mail para campeonato@institutodacerveja.com.br escolhendo  a cidade onde deseja realizar a prova da 1° fase. As opções são São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) ou Porto Alegre (PR).

De acordo com a organização, os candidatos receberão um e-mail de confirmação com o número de inscrição  – que deverá ser apresentado no dia da primeira prova – e também com as informações individuais de local e horário de prova.

A avaliação inicial para o sommelier de cerveja participante será um teste de múltipla escolha, no dia 5 de março. Vale ressaltar que, nessa fase, apenas 45 candidatos irão se classificar para a próxima fase.

A prova seguinte, que irá acontecer em São Paulo no dia 1° de abril, consiste numa prática de identificação de estilos de cerveja e defeitos sensoriais. Nessa etapa serão definidos os dez candidatos representantes no Beer Sommelier World Championship, bem como os cinco melhores colocados que irão para a final do concurso de sommelier de cerveja.

A fase final, que também acontece na capital paulista, no dia 2 de abril, consiste em uma prova oral de degustação e serviço. De acordo com a organização do 4° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, o objetivo do evento é promover os profissionais do ramo no País, contribuindo, assim, para a valorização da profissão.

Se você conhece algum sommelier, não esqueça de compartilhar esse artigo com ele!

Agora, caso tenha ficado interessado em conhecer mais sobre a profissão, que tal procurar um curso de sommelier de cerveja?

Esse profissional pode atuar em lojas, bares, restaurantes, importadoras e cervejarias, estando apto a analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja, bem como sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor, elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda, entre outros.

E para contribuir com o seu desenvolvimento em relação a cervejas dos mais variados estilos, existe muito conteúdo disponível aqui no Chef com Cerveja! Quer dicas, histórias e tradições, bem como listas e curiosidades desse universo? Não deixe de acompanhar todos os artigos postado aqui.

Compartilhe também o portal com seus amigos apaixonados por cerveja – seja no âmbito profissional ou apenas para o prazer!

Nos vemos no próximo artigo.

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.