0

Acasc – Marcas catarinenses criam estilo próprio para reforçar identidade cervejeira do estado

Avalie este post

Santa Catarina é um estado ímpar para o mercado cervejeiro. Cerca de 10% dos municípios do estado contam com empresas ligadas ao segmento. São 43 microcervejarias em funcionamento e mais 17 entre ciganas (produzidas de maneira terceirizada), brewpubs (bares que produzem a própria bebida) e indústrias em implantação. O estado também tem a primeira entidade que reúne essas empresas: a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), fundada há oito anos.

E é orquestrada pela Acasc uma iniciativa que pretende carimbar de vez a diferenciação de Santa Catarina neste segmento: um estilo de cerveja artesanal que homenageie a tradição e a inovação que as marcas locais imprimiram no mercado nacional. Batizado de Catharina Sour, o estilo foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop, que aconteceu no último sábado (27).

De acordo com Carlo Lapolli, presidente da entidade, o próximo passo é estimular que outras cervejarias façam esse estilo para que ele se consolide. “Já temos algumas marcas que estão produzindo uma cerveja ácida inspirada na berliner weisse, como a Lohn Bier, Cerveja Blumenau, Itajahy e Liffey. Já confirmaram que farão também Kairós, Armada e Königs. Agora queremos estimular novos rótulos”, explica Lapolli. “Nossa intenção é fazermos um festival desse estilo em novembro, mês de Santa Catarina”, acrescenta.

Batizado de Catharina Soaur, bebida é leve e traz sabores de ingredientes nacionais. O primeiro workshop para definições conceituais e técnicas ocorreu no sábado (27 de Agosto), em Florianópolis (SC).

Características sensoriais

Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação. “O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta”, finaliza Lapolli.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Sobre a Acasc

Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas de diferentes cidades do estado.

Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.

 

Catharina SourGrupo se reuniu no último sábado (27) para debater as características do setor

Clique para ampliar | Crédito: Divulgação

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *