4

Bife Ancho | Conheça o corte e como preparar em casa.

Bife Ancho | Conheça o corte e como preparar em casa.
Avalie este post

Antes de eu entrar nos detalhes sobre o Bife Ancho eu quero te dizer que provavelmente você já comeu um pedaço dele alguma vez na vida e nem sabia.

Claro, caso não tenha comprado de propósito.

Como eu sei disso? Simples, se você já comeu contra filé sem osso ou você comeu Bife Ancho ou Bife de Chorizo.

Agora que você já sabe que provavelmente já comeu, está na roda de saber como preparar, mas antes vamos ver alguns detalhes sobre esse corte tão valorizado inclusive por nossos hermanos Argentinos.

Os cortes antes de “chegar” no Bife Ancho

Antes de chegar no Bife Ancho você pode optar por dois cortes mas que são servidos com osso:

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Prime Rib

bife ancho 4

Tomahawk

bife ancho 5

Esses dois cortes são incríveis, o osso da uma diferente enorme na aparência e no gosto, mas isso é assunto para um outro post que em breve escreverei.

A diferença entre eles é o tamanho do osso.

A influência da gordura na maciez do Bife Ancho

bife-ancho-1

Esse corte tem por característica um bom marmoreio (gordura entremeada na carne), nessa foto não está tão aparente por que esse Bife Ancho eu fiz de um novilho precoce de Nelore, raça com que normalmente não tem um marmoreio muito aparente.

Principalmente em gados Angus a essa gordura salta aos olhos, mas repare nas duas fotos acima que esse gordura se destaca.

Além do marmoreio ainda existe a gordurinha que separa o pedaço maior do pedaço menor do corte e é claro que essa gordura ajuda ainda mais a da sabor na carne.

Esse é um corte que eu adoro fazer no churrasco, mas hoje eu vou te ensinar a preparar ele na frigideira e como finalizar ele no forno.

Se você gosta do Bife Ancho mal passado, beleza, você vai conseguir iniciar e finalizar ele na frigideira, mas se você gosta dele ponto menos, ao ponto ou bem passado você precisa do forno, se você tentar finalizar ele na frigideira provavelmente você vai queimar ele por fora sem chegar no ponto que você deseja.

O ideal desse corte é que ele seja cortado grosso, mais ou menos um dedo e meio a dois dedos de altura, claro, os dedos na horizontal, melhor (entre 2,5cm a 3,5cm).

Eu gosto de temperar com sal fino, mas pode ser temperado também com sal Entrefino, (se ainda não conhece clique aqui   veja que sal é esse, o meu preferido para churrasco) e pimenta branca moída na hora e ponto.

Aqueça um forno a 180ºC, se você tiver, prefira o forninho para ser mais rápido e economizar gás ou luz.

Aqueça uma frigideira até que ela comece a levantar fumaça pelas laterias, coloque um pouquinho de óleo ou azeite e sele (grelhe) a carne em todos os lados, inclusive nas laterias ela deve ficar dourada como esse t-bone da foto, me desculpa, mas o dia que preparei esse prato minha filha estava chorando muito não tiver como selar a carne, cuidar dela e tirar as fotos.

Depois de selar por todos os lados com a ajuda de um pegador, coloque em uma forma e leve ao forno já pré aquecido na temperatura citada acima.

Agora é que eu vou te ajudar de verdade. Preste muita atenção!

Vai variar um pouco de forno para forno, mas em média esses são os tempos que o Bife Ancho já selado deve permanecer no forno:

Ao ponto menos: De 6 a 8 minutos

Ao ponto: De 10 a 12 minutos

Bem passado acima de 12 a 20 minutos.

Com essa dica você vai conseguir fazer um Bife Ancho incrível para você comer sozinho ou servir alguém no ponto que desejar.

A minha carne eu deixei 6 minutos, dá uma olhada como ficou.

bife-ancho-2

Ponto menos, esse é o jeito que mais gosto.

Eu simplesmente tirei do forno, deixei ela descansar 2 minutos, deixe descansar também, fatiei e servi com farofa de bacon e uma mistura de manteiga, mostarda e ervas finas.

Harmonização da Fuller´s London Pride com Bife ancho

A escolha da Fuller´s London Pride foi pelo fato de ser uma cerveja com um amargor bem interessante porém não elevado, algo que esse tipo de corte realmente se encaixa muito bem .

Baixo teor alcoólico e a sensação de caramelo da Fuller´s cria um contraste sutil com o salgadinho do bacon da farofa, do sabor marcante da mostarda e da carne.

Com certeza absoluta é uma bela refeição.

Se você quiser a receita da mistura da mostarda ou da farofa de bacon me avise que te envio por e-mail.

Fica ligado(a) ai que logo vou postar esse corte feito na brasa.

Espero que você tenha gostado.

Um grande abraço.

Até!

 

 

 

 

 

 

 

 

Navegação

4 Comentários

  1. Boa noite !
    Interessante matéria do bife ancho, aprecio muito este corte tb !
    Por favor me envie a receita da mostarda com manteiga e ervas.
    Obrigado
    Cláudio Capella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.