2

Chorizo é um corte delicioso, ainda mais com um bom Purê de Batata!

Fala aí comunidade, beleza? O Chorizo é um corte muito valorizado na Argentina e que vem ganhando cada vez mais espaço nas churrascarias do nosso país. Você não pode deixar de fazer esse corte na sua casa, por isso, hoje eu vou te ensinar como assar um belo corte de Chorizo. Além disso, vou te dar uma dica incrível de acompanhamento. Sim, o purê acompanha super bem carnes assadas e eu vou te falar o porquê.

Não deixe de acessar o vídeo sobre este assunto no Youtube.

Sobre o Chorizo

O Chorizo, assim como o Ancho, faz parte do Contrafilé, porém estão em lugares diferentes. O Chorizo fica mais na traseira do animal, em um local de pouca movimentação, o que explica a sua maciez. Apesar de não possuir tanto marmoreio (gordura entremeada) quanto o Ancho, possui uma boa camada de gordura sobre o corte, só fazer ela tostadinha que fica uma delícia.

Hora de Grelhar

A maneira mais comum e também a que eu mais faço, é fazer em steaks (bifes). Na hora de comprar peça ao açougueiro uns steaks de mais ou menos 2 dedos de altura. Este tamanho é ideal para que a carne fique no ponto certo. Falando sobre o ponto de carne, cada um tem o seu favorito, sem dúvidas, mas recomendo deixar ele em um ponto mais avermelhado, para aproveitar melhor a suculência do corte.

Como conseguir, então, a suculência tão desejada desse Chorizo? Deixe a grelha a uma distância pequena da brasa, de 15 a 20 cm. É necessária uma grande temperatura para selar a carne, assim os sucos se concentram dentro da carne. O processo de selar demora em torno de 5 minutos cada lado, por fim precisamos acertar o ponto. Deixe a carne mais ao lado da grelha, fora da brasa, ou suba a grelha, pois agora não precisamos de uma temperatura tão alta. Deixe aproximadamente mais uns 5 minutos para que ela fique ao ponto. Se acaso quiser ela mal passada deixe menos tempo, se quiser ao ponto ou passada, deixe mais tempo.

Mais algumas dicas. Utilize o sal de Parrilla, por não se tratar de um corte muito alto e nem muito fino. Para saber a hora certa de colocar a carne na grelha, ou melhor, a temperatura certa, coloque a mão sobre a grelha e conte até 5 segundos, o ideal é a sua mão não aguentar mais que esse tempo.

Purê, o acompanhamento perfeito

Importante deixar claro que eu adoro o Purê de Batata, mas não pra todo tipo de situção. Não é para aquele churrasco que dura o dia todo, com os aperitivos passando e várias carnes. Aliás, para esses churrascos eu prefiro uma farofa, um vinagrete, até porque é mais prático. Uma coisa que eu levo em consideração também é a quantidade de pessoas, se tiver muitas é um problema. Então, o ideal para mim quando você quer fazer uma janta, ou um almoço para poucas pessoas e não quer fazer muita coisa na grelha. Nessa situação, é provável que seja o meu acompanhamento preferido para Carnes Assadas.

Mas porquê? Olha, o purê pode ser algo bem simples, ou mais elaborado, com queijo parmesão, por exemplo. A textura pode variar de uma mais firme para uma bem cremosinha mesmo. O sabor é incrível, mas não é tão pesado, não atrapalhando o sabor da carne. Além disso, você pode fazer uma apresentação no prato (o purê é ótimo para isso), deixando mais sofisticado. Você ainda pode fazer um purê que não seja com batatas, já fiz até com alho e fica uma delícia. Em suma, o purê é muito versátil, tanto na maneira de fazer, nos ingredientes, na base e na textura.

Eu tenho certeza que você vai gostar muito de fazer e experimentar diferentes purês, além de que os seus amigos ou familiares vão adorar. Para completar, compre um bom vinho ou uma boa cerveja, para deixar o momento ainda mais especial. Vai ser incrível!

Curso de Churrasco na Grelha

Você quer aprender ainda mais sobre churrasco? Então acesse o meu curso No Comando da Grelha, nele eu te ensino desde o básico até como inovar o seu churrasco na grelha com diferentes Cortes, Molhos e Acompanhamentos.

Muito obrigado por ler até o final. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.

Um grande abraço.

Até!

Chef Daniel Magri

Navegação

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.