0

Calabresa acebolada com queijo e mostarda | Passo a passo com fotos e sugestão de cerveja para harmonização!

Avalie este post

Que a calabresa acebolada é um dos melhores petiscos para acompanhar uma cerveja gelada todo mundo sabe, mas e como preparar com queijo sem que ele fique todo derretido na frigideira?

Antes de eu te ensinar como fazer essa calabresa acebolada com queijo e mostarda que é muito fácil de fazer (mas tem um pulo do gato), eu já quero adiantar que tem um dica de harmonização, se você é fã de porção de calabresa você com certeza vai curtir demais essa dica.

Dica importante: Procure fazer essa porção com uma linguiça calabresa de qualidade, linguiças de qualidade ruim quebram com facilidade, são muito gordas e para mim o ponto mais crítico, extremamente salgadas.

Para fazer essa porção de calabresa acebolada você vai precisar de pouco tempo e também poucos ingredientes:

Ingredientes:

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

01 Gomo de linguiça calabresa

01 Cebola média fatia em rodelas

03 Fatias de queijo mussarela

01 colher de sopa de mostarda amarela

01 colher de sopa de óleo para grelhar a calabresa e deixar a cebola em textura macia.

Calabresa acebolada com queijo e mostarda

Primeiro passo: Tire a pele da calabresa com o auxilio de uma faca. Faça um leve corte (não aperte demais a faca na linguiça) de ponta a ponta, depois com as mãos retire a pele.

calabresa-acebolada

Corte na transversal fatias não muito finas.

calabresa-acebolada-1

 

calabresa-acebolada-2

Vamos começar o preparo!

Coloque óleo na frigideira. Espere até que a frigideira esteja bem quente, em média de 3 a 5 minutos e coloque a calabresa fatiada.

calabresa-acebolada-3

Acrescente a cebola quando a calabresa já estiver levemente dourada, mas cuidado para que ela não frite demais senão ela pode ficar seca e com uma textura não agradável.

calabresa-acebolada-4

Mexa de vez em quando até que a cebola fique com uma textura macia, se perceber que precisa de mais um pouco de óleo pode acrescentar.

calabresa-acebolada-5

E como derreter o queijo sem queimar a linguiça e a cebola e além disso ficar todo o queijo na frigideira?

O segredo é bem simples.

Cubra a frigideira onde está sendo feita a porção com uma tampa (se tiver uma tampa grossa vai ser muito melhor), bem no final do preparo por uns dois ou três minutos, a intenção é somente para que ela absorva calor.

Tire a tampa da frigideira, passe a calabresa com as cebolas para um prato, coloque as fatias de queijo por cima e na sequencia cubra a porção com a tampa quente. O calor da tampa vai derreter o queijo.

Dica importante: Retire a tampa do prato somente na hora de servir, se tiver com amigos ou familiares em casa retire a tampa da frente deles, vai subir aquela fumacinha e eles vão ter a visão do paraíso, ou melhor, da porção com o queijo derretido.

Para finalizar coloque a mostarda amarela.

Acompanha pão em fatias “grelhado” na mesma frigideira para dar um saborzinho e maionese, esse acompanhamento é bom pra caramba.

E qual cerveja vai harmonização com essa porção?

Vou sugerir uma cerveja muito fácil de encontrar e com custo também baixo. Serra Malte!

calabresa-acebolada-7

calabresa-acebolada-6

Como a calabresa tem um sabor acentuado e relativamente salgado a opção da Serra Malte é para criar contraste.

Você já deve ter percebido que a Serra Malte tem um teor alcoólico mais elevado 5,5% e também já reparado que deixa um sensação mais adocicada/ maltada na boca, e é exatamente esse adocicado que faz um contraste bem interessante com o salgadinho da calabresa.

Faça o teste na sua casa, é muito fácil de fazer e preste atenção nessa dica da harmonização, depois comenta aqui o que achou.

Espero que você goste. Um grande abraço!

Até semana que vem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *