0

Cerveja engorda? Mito ou verdade?

Avalie este post

Imagine a cena: final de semana, dia ensolarado e churrasco com amigos. Qual a bebida que tem a cara de momentos como esse?! Isso mesmo, a cerveja! Mas será que cerveja engorda?

No entanto, o drama que muita gente enfrenta é não conseguir parar no primeiro copo, nem no segundo, nem no terceiro…Aí já sabe, né? Bate aquele medo e vem a dúvida:

Afinal de contas, cerveja engorda? Mito ou verdade?

 

Cerveja Engorda

 

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Para responder essa dúvida, se cerveja engorda,  sem muitas delongas, podemos afirmar que sim, cerveja engorda! Porém, o que muita gente não entende é que a maioria das coisas que consumimos em excesso fazem mal, assim como a gordura, o açúcar e o carboidrato.

Todas essas coisas aliadas a uma dieta pobre em nutrientes e a uma vida sedentária, pior ainda. Aí não tem nada que impeça a famosa “barriga de chopp” crescer.

Por isso, a palavra de ordem para lidar com a bebida (ou qualquer outra coisa na vida) é controle. E mesmo isso sendo algo difícil de manter no dia-a-dia, vale a pena.

Pra você ter uma ideia, as calorias da cerveja costumam ser altas, chegando a 150 por lata, 180 por copo de chopp e 170 por copo de cerveja escura (temos vários tipos de cerveja e esses valores podem varia). No geral, outras bebidas alcoólicas, como a caipirinha e a batida de frutas, costumam concentrar mais calorias por dose.

 

Cerveja Escura - Cerveja Engorda

 

 

Contudo, quem resiste tomar apenas um copo de cerveja gelada num dia quente? Geralmente, as festas que participamos são longas, e durante uma conversa e outra, dá-lhe latinhas e garrafas! Dessa forma, se você calcular quantos ml (ou litros) toma em dias como esse, verá que ingeriu uma bomba atômica de calorias da cerveja! Nessas horas ninguém lembra se a cerveja engorda ou não.

Por isso, se beber faz parte da sua rotina, tente controlar a quantidade que ingere. Intercale uma dose ou outra com garrafas de água, procure tomar em copos menores (isso pode “enganar” o cérebro) e também vá com menos sede ao pote, ou seja, não vire uma lata inteira numa golada só. Aprecie, dê um tempo para sentir o sabor, e aproveite o momento.

Vale também ressaltar que sim, a cerveja engorda, mas temos o hábito de sempre beliscar alguma coisa enquanto tomamos cerveja. Tem coxinha, pastéizinhos, bolinho de queijo, amendoim e a batata frita. E vamos concordar que geralmente esses petiscos só nos ajudam a engordar.

Por fim, diante de tantas notícias tristes para os incontrolados, eis uma boa notícia: muita gente acredita que cerveja dá barriga, mas existem dados que argumentam que isso não é verdade!

Trata-se de um estudo do Instituto de Nutrição Humana Potsdam Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda, na Alemanha, em parceria com a Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Eles pesquisaram mais de 20 mil pessoas por cerca de oito anos, verificando suas rotinas “cervejeiras” e medindo a circunferência de suas barrigas.

A conclusão foi que as pessoas que bebem duas latas por dia ganharam peso, mas não necessariamente abdominal. Dessa forma, os estudiosos acreditaram que o acúmulo de gordura em uma certa parte do corpo tem mais a ver com genética do que com o hábito.

É importante entender por que a cerveja engorda. O primeiro motivo que você deve conhecer para entender por que a cerveja engorda é a redução da queima de gordura. Ao beber cerveja, seu fígado precisa metabolizar o álcool ingerido. A universidade de Columbia chama esse processo de “economia de gordura”, que é quando acontece um acúmulo de ácidos graxos enquanto o seu fígado processa as calorias de álcool ingeridas. Isso faz com que seu organismo economize gordura.

Outro ponto importante para entender o porquê a cerveja engorda é todo o aumento da ingestão de calorias. Uma pesquisa realizada pela revista “Men’s Fitness”, apontou que um copo de cerveja pode chegar em até 200 calorias dependendo da cerveja. Esse tipo de caloria que é facilmente ingerida é um dos principais motivos que faz a cerveja engordar.

Um vídeo publicado no YouTube pelo Manual do homem Moderno, levantou uma questão interessante sobre a cerveja, que foi um estudo realizado pela Universidade de País de Gales, onde as principais causas para saber se a cerveja engorda ou não é o consumo exagerado aliado com a falta de exercícios físicos para a queima de gordura e calorias ingeridas:

Portanto, mais vale manter uma alimentação saudável e moderada do que cortar a cerveja da sua vida, né?

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *