0

Camarão na Mini Moranga sem Pimentões, Dende ou Leite de Coco

Avalie este post

Você tem alergia a Camarão? Se a resposta for não, muito provavelmente alguma receita com Camarão está no Top 10 dos seus pratos favoritos, correto?  É, eu imaginei, nós Brasileiros somos assim, adoramos Camarão.

Esse Camarão na Mini Moranga é muito fácil de fazer, muito mesmo, se você não gosta de Pimentões, Dende, muito menos leite de coco, você está no seu dia de sorte essa receita não leva nada disso, mas mesmo assim, fica com um sabor maravilhoso e com um visual que faz você parece um master Chef.

Camarão na moranga

Camarão na Mini Moranga

E ai vai impressionar os seus convidados ou não?

A primeira vez que fiz alguma coisa em uma Mini Moranga faz muito tempo, acho que inclusive foi o meu primeiro evento, mas nesse caso fiz com recheio cremoso de bacalhau, fica a dica, o contraste do salgado do bacalhau com o doce da abóbora fica animal.

A Mini Moranga você pode fazer de duas maneiras: Assada  ou cozida.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

A assada leva mais tempo, você tira a tampa, embrulha no Papel alumínio e forno nela.

A cozida o processo é mais rápido , você também corta a tampa e põe para cozinhar. Se preocupe em deixar a abóbora toda embaixo da água, para fazer isso é só encher com um pouco de água da panela.

Até aqui tudo bem, mas ai sempre surge a dúvida, com qual cerveja harmonizar?

A primeira que me veio a cabeça foi a Jerimoon da Cervejaria Bier Hoff aqui de Curitiba, como ela é minha “amiga” de velha data, não tive como não pensar nela.

Acho que foi 2012 ou 2013 teve aqui em Curitiba o WikiBier, um festival de cerveja que reuniu algumas cervejarias, importadores, shows de rock e alguma coisa para comer, degustei uns dois, três chopp, de outras marcas, mas não teve jeito, voltei e fiquei até o final da noite tomando Jerimoon.

Essa cerveja é uma das poucas que me convenceram de que o que está descrito no rótulo você realmente encontra na garrafa. Algumas cervejas descrevem na garrafa: Aroma X, Paladar Y e quando você vai degustar não é bem aquilo.

Jerimoon Pumpkin Ale

Jerimoon Pumpkin Ale

Enfim, definida a cerveja é hora de voltar para a produção do Prato.

RECEITA:

04 Mini Morangas

12 Camarões médios com casca

o4 Camarões Grandes com casca e cabeça

500 ml de leite

30 g de Manteiga

30 g de farinha de trigo

06 Colheres de sopa de Cream Cheese

03 Litros de água

20 ml de azeite

01 Folha de louro

1/2 Cebola.

Sal a gosto

Pimenta Branca a gosto.

PREPARO

As abóboras

Em uma panela coloque a água para ferver. Pegue as abóboras e corte todas na parte superior fazendo “tampas” e coloque na água fervendo até ficar macia, lembre-se de deixá-las totalmente submersa (mais ou menos 15 minutos).

Os Camarões

Descasque os camarões menores, mas não jogue fora as cascas, vamos usar para o creme, dos maiores deixe a cabeça e o rabo para ajudar na decoração.

Tempere com sal e pimenta  branca e grelhe rapidamente em frigideira com Teflon não esquecendo de colocar o azeite , em media 3 a 4 minutos.

O Creme

Em uma panela, coloque o leite para aquecer com as cascas dos camarões, a folha de louro e a cebola, não deixe ferver, mantenha o leite morno para liberar os sabores.

Em uma outra panela, derreta a manteiga, quando ela estiver derretida, acrescente a farinha aos poucos até virar uma “massa”, desligue o fogo, começe a acrescentar o leite beeeeeem devagar. Coloque um pouco e mexa com uma colher de pau, outro pouco e mexa, não coloque todo o leite de uma vez, se perder a calma vai ficar pelotas, mais ou menos quando colocar metade do leite a mistura virou um creme grosso, somente ai você pode colocar o restando do leite. Acenda novamente o fogo baixo e vá mexendo devagar com um fouet (batedor de arames) por um minutinho só para garantir que não vai formar grumos, então volte a mexer com a colher de pau, acrescente o cream cheese e mexa até ficar um bem creme grosso.

Motangem

Inicie pela Abóbora. Raspe somente um pouco da parte interna dela, retirando a “carne’ e junte ao creme, vai liberar mais espaço para o recheio,ajuda a engrossar e deixa o creme ainda mais saboroso.

Mini Moranga

Raspando a Mini Moranga

Pique os camarões já grelhados, faça isso se ficar muito grande para rechear, se forem pequenos, coloque inteiros mesmo dividinho um pouco no fundo de cada abóbora, em seguida o creme e leve ao forno pré aquecido a 180 ºC de 5 a 10 minutos.

Retire do forno e coloque aquele camarão maior deitado sobre o creme com a cabeça encaixada no meio para ficar em destaque.

CERVEJA

Como eu disse, quando você abre a garrafa e vai sentir os aromas, é impressionante como quase tudo que está descrito na garrafa aparecem. Abóbora Caramelizada, Cravo e Canela surgem com muita intensidade. Esse amoras também são presentes no paladar. Uma cerveja leve, saborosa que me agrada bastante, porém vale lembrar que esses temperos podem se tornar enjoativos para alguns pessoas depois da segunda ou terceira garrafa.

Eu ainda não fiz, mas imagino que deva ficar uma delícia com doce de abóbora, se alguém fizer essa harmonização avisa ai como ficou.

Ela tem 5,5% de álcool

Volume de 355ml

HARMONIZAÇÃO

Começa quando o forno está ligado, a abóbora está lá dentro dando aquela “secada” soltando aquele cheiro maravilhoso e você abre a cerveja, os aromas se completam. Quando você começa a comer tudo fica ainda melhor, os temperos da cerveja ajudam e deixar o prato ainda mais saboroso, simplesmente uma delícia. Destruiu, animal.

Camarão na moranga com jerimoon Pumpkin Ale

Camarão na moranga com jerimoon Pumpkin Ale

DICA DO CHEF

Sempre for fazer qualquer prato com camarão e será feito algum tipo de molho, compre os camarões com cascas, inclua essas cascas no início do molho, vai trazer um sabor e aroma fantástico de camarões.

E ai quer parecer um Master Chef ou não? Faça essa receita para seus amigos ou familiares, harmonize com essa cerveja, até a garrafa vai  ajudar a deixar a mesa ainda mais bonita. Impressione e depois me conte como foi, divide ai com a gente.

Um grande abraço.

Até!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *