113

Cerveja Puro Malte: curiosidades que você precisa saber!

Cerveja Puro Malte: curiosidades que você precisa saber!
4.19 (83.78%) 37 votes

Hoje vamos falar sobre as cervejas puro malte. Se você for um apreciador dessa bebida, provavelmente já deve saber alguma coisa sobre essa cerveja. Mas, nesse post vamos contar algumas curiosidades para identificar se a cerveja puro malte que você toma, é de fato uma cerveja puro malte. Vamos entender melhor!

Mas primeiro: o que é malte?

o que é malte

Pouca gente que se pergunta o que é malte tem noção da sua verdadeira formação. Ao contrário do que a maioria pensa, ele não é um cereal por si, mas um produto que resulta de uma germinação artificial.

Isso significa que cereais como cevada, trigo, arroz e milho podem passar pelo processo de malteação. Essa técnica consiste basicamente em umedecê-los – geralmente numa tina cheia de água fria a uma temperatura aproximada de 10°C – e, depois de realizada a germinação, torrá-los, secá-los ou até mesmo defumá-los. A maior parte das cervejarias artesanais utiliza maltes fabricados a partir da cevada e do trigo, visto que com eles é possível trabalhar com uma extensa variedade de cervejas e sabores.

Quando falamos o que é malte, vale ainda ressaltar que – dependendo do grau de torrefação e do tipo de cereal utilizado – a cerveja pode sofrer variações no sabor, na cor, no aroma e na textura na boca.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Por fim, cerveja e malte ainda podem gerar ótimas combinações: os rótulos mais claros, por exemplo,  são feitos com maltes menos torrados, com notas de cereais e pão, como a Pilsen. Por outro lado, o malte mais torrado produz bebidas de cor mais escura, com notas de caramelo e também de café.

Para quem se preocupa com os benefícios à saúde, vale saber que o malte ajuda a regular a pressão arterial, mantém a saúde dos músculos e ainda pode prevenir diabetes.

E a cerveja puro malte?

A cerveja puro malte é uma cerveja que é produzida somente com malte de cevada e de trigo.  No Brasil, a lei permite que até 45% da cerveja pode ser feita de cereais não maltados.

O primeiro passo é voltar um pouco no tempo e fazer uma parada no processo de fabricação da cerveja. Água, lúpulo, fermento, e claro, malte! Esses são os ingredientes básicos para fabricar uma cerveja puro malte. O malte é um cereal germinado e depois ressecado, que pode ser proveniente de trigo, centeio e cevado. Porém, nem todas as cervejas rotuladas como “cervejas puro malte”, realmente podem carregar esse nome.

O malte de cevada é o ingrediente mais importante na produção de cerveja, mas acontece que algumas são produzidas com adjuntos. Os adjuntos, que são os ingredientes alternativos ao malte, são utilizados com diversos objetivos, de acordo com o estilo da cerveja. Para ter ideia, a maioria das cervejas produzidas por cervejarias populares brasileiras contém cereais não maltados, como o milho e o arroz, em quase metade do total dos seus ingredientes. Isso barateia o custo da cerveja e torna a bebida mais competitiva no mercado.

Mas, nem tudo está perdido! Algumas cervejas produzidas aqui no Brasil, bastante conhecidas, utilizam bem pouco ou nenhum adjunto. A Heineken e a Bavária Premium são alguns exemplos de cervejas puro malte, que são produzidas em grande escala no país, enquanto a Stella Artois inclui um percentual pequeno de milho entre seus ingredientes.

A Kaiser Bock também é exemplo de cerveja puro malte, porém, de outro estilo. Entre as cervejarias artesanais brasileiras, a maioria produz cervejas de diversos estilos e com sabores de malte e lúpulo ainda mais marcantes e intensos.

Em suma, se você gosta de tomar uma cerveja puro malte, é importante saber que esse tipo de cerveja é produzida sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz são os mais comuns), e que aqui no Brasil é permitido o uso de cereais não maltados em até 45% do total dos ingredientes da cerveja.

Abaixo, selecionamos quatro “cervejas puro malte”, produzidas em escalas maiores, mais fáceis de serem compradas e com preços mais baixos, para você incluir na sua lista de opções. Confira:

Paulistânia

Possui 100% de malte de cevada em sua produção.

Cerveja Paulistânia

Therezópolis Gold

É a perfeita combinação entre o puro malte, os três tipos de lúpulos (dois aromáticos e um de amargor) e água mineral.

Therezópolis Gold

Heineken

Produzida com ingredientes 100% naturais e sem conservantes. Possui uma fórmula que se tornou sinônimo de simplicidade e perfeição: puro malte, lúpulo e água cristalina. No blog o chef deixou uma dica para os Heinekeros de plantão! Dê uma conferida!

heineken

 

Bavaria Premium

Feita com puro malte e sem adição de cereais não maltados. A Bavaria Premium passa por um período de 15 dias de maturação e fermentação, o que colabora para aperfeiçoar sua qualidade.

cerveja bavaria

 

O Chef com Cerveja preparou um post que fala exclusivamente da nova cerveja que a Proibida lançou: Proibida Puro Malte Leve. Confira!

Aproveite essas cervejas puro malte e continue nos acompanhando!

Até a próxima!

 

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2014/01/saiba-tudo-sobre-as-cervejas-puro-malte-4405744.html

Navegação

113 Comentários

    • Boa tarde Antonio, tudo bem?
      Eu ainda não provei essa cerveja, mas acredito que sim.
      O mercado de Cerveja está muito em alta e as empresas não se arriscam em dizer algo se realmente não for verdade, ou seja, se estiver na embalagem Puro Malte é o que tem.
      Um grande abraço!

    • A Devassa é uma boa cerveja, tenho bebido ela algumas vezes, ela é encorpada, tem uma boa cor e é saborosa, entretanto, recomenda ser consumida na temperatura ideal, não excessivamente gelada, consumir só gelada, no ponto.

    • Bom dia Antonio Pádua.
      A Devassa é uma boa cerveja, tenho bebido ela algumas vezes, ela é encorpada, tem uma boa coloração e é saborosa, entretanto, recomendo ser consumida na temperatura ideal, não excessivamente gelada, consumir gelada no ponto, nada de véu de noiva.

  1. Obrigado pela informação SR.
    Gosto muito de cervejas escuras, red Ale, Stout.
    Tomava muito a baden baden mas essas agora estão com “outros ingredientes”.
    Poderiam indicar mais algumas puro malte e se possível escuras.
    grande abraço.

    • Bom dia Paulo, como vai, tudo bem?
      As cervejas escuras realmente são maravilhosas, existe muita diferença entre elas, existem as mais maltadas, mais seca, amargas enfim.
      Eu gosto bastante das cervejas do estilo Imperial Stout, algumas Dunkel, Porter com café e Dubbel também eu gosto bastante.
      É até difícil citar uma ou duas, são muitas, mas dentro desses estilos que citei acima tem muita coisa maravilhosa.
      Se experimentar algumas dessas, comenta ai depois o que você achou.
      Volte sempre!
      Um grande abraço.
      Daniel

  2. Boa tarde, moro em Goiás e aqui temos a produção da Imperial Ouro Puro Malte, tenho bebido dela a alguns meses e abandonei as “Ambev”. Estou gostando muito. Você a conhece e sabe maiores informações sobre ela ? Grande abraço. * sou fã dos seus comentários. Vc é mestre cervejeiro ?

    • Bom dia André, como vai, tudo bem?
      Essa cerveja eu realmente não conheço, ainda não tinha ouvido falar.
      Infelizmente não tenho informações.
      Opa, que bom que tem gostado do conteúdo, fico muito feliz por isso.
      Eu não sou mestre cervejeiro, mas eu faço as minhas aqui em casa, esse final de semana mesmo eu fiz uma Pale Ale.
      Volte sempre.
      Grande abraço!
      Daniel

    • Descobri essa Imperial Gold aqui em Brasilia. Realmente muito boa, encorpada, cor e sabor muito bacanas. E não é cara, média de 5,00 a 6,00 a garrafa.
      Muito com o site, mestre!!

  3. Rapazes e moças, olhem, a tal da; Bavaria Premium, é algo assim de tirar o chapéu, para uma cerveja produzida em nosso pais, uma gostosura !
    Peço desculpas, aos demais fabricantes, exceto à Heineken, de sabor inconfundível,excelente, para o meu gosto !
    Obrigado à todos ….

  4. Tudo bem? A Paulistânia possui 50% de malte de cevada, correto? E os outros 50%? No Brasil existem várias marcas de cervejas artesanais, feitas com puro malte, que são ótimas!! Vale a pena sair do mainstream e conhecer essas cervejarias pequenas. Sem contar que elas produzem vários estilos diferentes de cerveja, ao contrário das grandes marcas, que se limitam, em sua grande maioria, às american lagers (que eles costumam rotular como pilsen). Abraço.

    • Bom dia Márcio, tudo bem e você?
      Difícil saber o que as cervejarias colocam na produção de cerveja, normalmente essa informação não fica clara.
      Realmente existem muitas cervejas artesanais fantásticas, inclusive algumas com um bom custo benefício.
      Valeu pelo comentário.
      Um abraço!

  5. Ótima reportagem. Parabéns! Enquanto fazia a leitura, degustava uma puro malte, sendo essa ” Valsa Imperador”, tipo viena lager. Cerveva puro malte, extra, clara e de alta fermentação.

    Fica a dica, gostei muito dela.

    De Gramado/RS.

    • Brahma extra, a melhor bpuro malte que já experimentei!
      Não vejo outra que tenha um sabor tão apurado quanto ao dela.

  6. Olá amigos apreciadores de uma bela cerveja. Tenho tido problemas com cerveja dita populares, tenho apresentado azia muito forte ! Será que pode ser em virtude dos ditos “cereais não maltados” ? Alguém já teve esse problema ? Vou começar a tomar a puro malte para avaliar ! Se puderem compartilhar ! Abraço a todos

  7. Porque algumas cervejas puro malte contem conservante na formula, e outras não ????
    Como no caso da heineken que não traz no rotulo conservante, se não é necessario porque alguns fabricantes utilizariam ??

  8. Excelente texto. Simples e bem esclarecedor! Parabéns! Gostaria de saber se sabe o motivo dá proibida puro malte ter conservantes. Se isso a coloca em um nível abaixo das demais puro malte. Desde já obrigado.

    • Boa tarde Paulo, tudo bem?
      Esse resposta é complicado por que existem muitas pessoas que gostam dela e de outras independentemente dos ingredientes.
      Agora, as cervejas que usam conservantes pelo menos na teoria tem menos “qualidade” do que as que não colocam conservantes.
      Um abraço!

  9. Boa tarde Daniel, li sua matéria. Muito boa, parabéns! Mas tem um detalhe que gostaria de comentar: Quem disse que a cerveja Paulistânia tem apenas 50% (ou mais de 50%) de Malte na composição? Até onde eu sei, ela é 100% malte de cevada. Leva 3 tipos de maltes e matura por 3 semanas nos tanques da cervejaria “Casa de Conti” (que é uma parceira) e tem um corpo fantástico! É usado apenas malte de cevada na sua composição. Então, gostaria de saber qual a fonte dos seus dados, pode ser? Obrigado pela atenção!

    • Boa tarde Fernando, tudo bem?
      Me desculpa responder somente agora, mas estava na correria.
      Que bacana que curtiu o post.
      Na verdade ouve um erro de digitação na postagem, coisas que infelizmente algumas vezes acontecem.
      Obrigado pelo contato por que assim pude corrigir o texto.
      Mais uma vez agradeço pelo contato.
      Um abraço!

  10. As cervejas puro malte são as melhores. Aprecio muito as artesanais que tem se tornado cada vez mais consumidas em substituição as de milho.

  11. Porventura os senhores já experimentaram a cerveja FredBeer? É uma cerveja puro malte sem glúten, muito top!

  12. Virei fã da Bavaria Premium! Cerveja espetacular, estou apreciando bastante ultimamente. Recomendo aos amigos e amigas. Abraço!

  13. Quem puder experimente uma artesanal são as mais top
    Eu mesmo comecei a fabricar pra consumo próprio
    Cada um pode ajustar a receita pra seu próprio gosto!!!!

    • Bom dia Rafael,
      Eu também faço as minhas cervejas, inclusive para direcionar para o meu gosto, mas vale muito a pena experimentar cervejas diferentes, faço isso toda semana.
      Valeu, abração!

  14. Olá boa tarde!
    Gostaria de saber se a cerveja 1500 é realmente puro malte? Experimentei esses dias e gostei muito.

    • Bom dia Eduardo, tudo bem?
      Eu não tenho essa informação, mas o que posso te dizer que é que algumas vezes, mesmo a cerveja sendo puro malte, ela não agrada mesmo, normal.
      Um abraço!

  15. Cervejas puro malte q apresentam no rótulo as inscrições conservantes e estabilizantes, deixam de ser “puro malte?”, obrigado abçs

    • Bom dia Elias.
      Cerveja Puro malte é aquela que não utilizada cereais NÃO MALTADOS na sua elaboração como por exemplo milho e arroz, ou seja, feita somente com malte.
      Um abraço!

  16. Só um comentário sobre a matéria. A utilização de cereais não maltados não se aplicam “principalmente ou somente” para a redução de custo, pois temos que lembrar que tambem somos um pais tropical, o que reduz e muito o consumo se nossas cervejas fossem todas puro malte. Mais de 88% da população que consomem cerveja não conseguem tomar mais de 2 garrafas de alguma cerveja puro malte (encorpo da cerveja). Meu caso se aplica a isso, nao priorizo cerveja puro malte pois limita meu consumo. Nao sento no bar e consigo tomar mais de 3 garrafas de uma cerveja puro malte. Para mim a puro malte é pontualidade.

    • Boa tarde Antônio, tudo bem?
      Pelo seu comentário eu acredito que as cervejas puro malte que você experimentou deve ter sido de estilos intensos.
      Puro malte, só que dizer que é feita somente com malte, sem outros cereais não maltados, e isso não relação nenhuma com a intensidade da cerveja.
      Você vai encontrar cervejas puro malte, super leves e super agradáveis para tomar no Brasil ou qualquer pais do mundo em um sol de 40ºC na praia.
      Sugiro que se você tiver oportunidade vá até alguma loja especializa e peça sugestão do vendedor, explique quais as características você gosta de encontrar quando bebe uma cerveja. Se ele realmente conhecer eu tenho certeza que você vai ter uma grata surpresa.
      Um grande abraço!

  17. Oi boa noite! Não entedi quando vc cita o arroz e o milho junto com a cevada e o trigo,cereais que podem passar pelo processo de malteaçao e depois diz que cerveja puro malte são feitas com cereais que não podem ser malteados!

    • Boa tarde Bruno, tudo bem?
      Existia um pedaço do texto que não deixava isso muito claro, mas já ajustei.
      Enfim, o arroz, o milho, a cevada e o trigo citados no texto podem sim passar pelo processo de malteação, mas cervejas puro malte são feitas somente com malte de cevada e de trigo.
      Obrigado pela participação.
      Um abraço!

  18. Bom Dia
    Sou um grande apreciador de cerveja e de um tempo pra cá venho me aprofundando melhor. Após algumas pesquisas vi o quanto temos no Brasil cervejas de má qualidade. Percebia que não é normal ficar com a barriga estufada…com azia…Problema resolvido quando substitui pelas cervejas Puro Malte. Que loucura consumir cerveja onde 45% são cereais não maltáveis! ” Milho Transgênico ainda por cima!!!”
    Hoje aprecio muito a Heineken, Brahma Extra Lager, Eisenbahn.
    Mas a pouco tempo tive a oportunidade de experimentar a cerveja Império, tanto a Pilsen 600ml Puro Malte como a Império Lager 275ml…..
    Depois que conheci essas cervejas meu paladar não quer saber mais de outra!!
    Você conhece? Se sim o que achou?

    • Boa tarde Vinicius, tudo bem?
      Eu infelizmente não conheço a Império.
      Concordo com você, maioria das pessoas que conheço que começam a degustar as cervejas Puro Malte normalmente não voltam a beber as que não são Puro malte. É claro que se vou em algum lugar onde só tem as cervejas que não são puro malte e me oferecem eu bebo, acho que não precisa chegar a esse extremo.
      Valeu pela contribuição, vou procurar a Império.
      Abraço!

  19. Melhor custo benefício com certeza são a Proibida Puro Malte e a Bavária Premium, porém não sei o que está acontecendo, pelo menos em Belo Horizonte, essas cervejas sumiram! Não se acha mais nas prateleiras dos supermercados. Pra suprir esta carência estou gostando bastante da Bruder American Red Lager, porém é um pouco mais cara.
    O que vocês acham da Cerveja Kirin Ichiban Premium Lager, que é japonesa? Acho ela muito boa.

    • Bom dia Fabiana, tudo bem?
      Ainda não degustei essa da Bruder, sei que é uma cerveja premiada.
      A Kirin Ichiban é bem leve e com um leve destaque para o amargor, tímido, mas aparece, dependendo o prato que for acompanhar pode ser uma boa opção.
      Abraço!

  20. Já bebi , todas essas, mas a melhor pra mim ainda continua sendo a Heineken, facil de beber ,amargor no tom, tem outras que não são populares, como as cervejas da 2 cabeças, e mistura classica, que aí que esta o gosto de beber cerveja.Abraço

    • Bom dia Luis, tudo bem?
      Não tenho essa informação, o que já ouvi algumas pessoa comentarem é que determinadas marcas soltam o intestino, mas não sei de nenhum estudo sobre isso.
      Abraço!

  21. Olá, amigo.
    Achei seu site por acaso enquanto estava pesquisando sobre cerveja. Parabéns pelas informações. Que banho de cultura você deu no povo aí, inclusive em mim.
    Obrigado pela informação rica e valiosa.
    Abraço.

  22. Boa tarde e parabéns ao Daniel Magri e a todos os participantes dessa troca de experiência sobre esse assunto maravilhoso
    Já sou apreciador de cerveja PURO MALTE, desde que eu conheci a heineken, hoje quando não tenho essa opção, dou preferência, se possível, a puro malte IMPÉRIO, que está ao meu gosto, também excelente.

  23. Olá Daniel! descobri seu site ao acaso e adorei seu post sobre cervejas puro malte. Hoje somente consumo puro malte, principalmente heineken e EISENBAHN, a melhor cerveja comercial puro malte. Parabéns pelo site!

  24. Daniel, parabéns pelo site. Gostaria de informações se nas “puro malte”, a presença de Conservantes, Estabilizantes, contribuem para tona-las de qualidade inferior. Abs, Ricardo

    • Olá Ricardo, bom dia!
      Obrigado. Bacana que curtiu!
      Cara, qualidade superior ou inferior é muito pessoal. A maioria dos Brasileiros bebem cervejas como Skol, Brahma, Itaipava e etc e acham ma delícia, cervejas com conservantes e estabilizantes, e essas mesmas pessoas quando bebem uma cerveja de qualidade sem nada disso acham uma porcaria.
      O que eu posso te falar é que bebi algumas cervejas com estabilizantes e até com conservantes que estavam decentes.
      Acho que uma coisa importante nessa hora é degustar uma cerveja é ir de coração aberto, sem pré conceitos. Se gostou, gostou, se não gostou, não gostou e pronto.
      Tem gente que até gosta de algumas cervejas de gosto duvidoso, mas na frente de outras pessoas dizem que são horríveis, uma bosta e etc.
      Beleza? Grande abraço parceiro.

      • Daniel pelo que já experimentei com toda humildade as cervejas Império puro malte,Paulistânia puro malte e a Eisenstein pilsen puro malte são bem parecidos no que diz respeito ao sabor.No meu humilde paladar são todas boas.Embora eu prefira a Heineken.

        • Bom dia Douglas
          Existem cervejas que são parecidas mesmo. Na maioria dos casos isso acontece por que essas cervejas são do mesmo estilo ou de estilos com características parecidas.
          Valeu. Abraço!

  25. Daniel, bom dia!
    Me salva aí, gosto de tomar cerveja, quem não gosta, só que está me dando muitos gases e diarréia, não sou alérgico a glúten, acho que sou alérgico a cevada ou glúten, existe alguma cerveja sem esses componentes, ou tem alguma solução para o meu caso?

    • Bom dia Saldanha,
      Existem algumas marcas de cervejas sem glúten, e hoje em dia são relativamente fáceis de encontrar, vale a pena dar uma procurada e fazer o teste. Se não funcionar, acho que não tem jeito, te que procurar um médico.
      Boa sorte. Abraço!

  26. Minha dermatologista me proibiu qualquer coisa que tenha conservante, eu gostaria de saber qual a cerveja que eu poderia consumir? Pelo que li aqui, só a Heiniken né?

  27. Bom dia, depois que apreciei a Devassa puro malte, me apaixonei… só estou tomando ela…na falta estou tomando a império puro malte, muito boa também, cerveja leve e e com a textura boa, amei.

    • Bom dia Luiz,
      Nos dias de hoje é praticamente impossível responder essa pergunta, existem tantas cervejas boas, tanto nacionais como importadas que realmente só provando para saber quela agrada mais o seu paladar.
      Abraço!

  28. Continuando meu comentário pelo que já experimentei a Paulista pilsen a Império pilsen e Eisenstein pilsen tem paladar próximos.Já a Heineken notei sabor mais diferenciado.Na minha opinião é questão de gosto.

  29. Também sou apreciador de cervejas puro malte. Minhas preferidas são Heineken e Serra Malte. Mas experimenteia Brahma Extra e gostei. A Bavária Premium ainda não provei. Taí uma dica para mim. Abraço !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *