2

Colombina Weiss. Bom com Camarões melhor com Arroz Jasmim

Avalie este post

Cerveja de trigo normalmente agregam Fãs ou Odiadores, em qual grupo você se encaixa?

Depois das Pilsens que não são Pilsens, acredito que um  dos estilos de Cervejas mais conhecido pelos brasileiros seja o estilo Weiss, muito provavelmente esteja entre os Top três, acho que isso se dá por que foi um dos primeiros estilos a serem comercializados em larga escala, mas isso não quer dizer que todo mundo ama, em muitos casos a repulsa é a principal reação.

Em função do tipo de fermentação é comum encontrar um leve aroma de Cravo e Banana e em alguns exemplares do estilo, também aparece no aroma e no gosto, o fermento, isso acontece por que realmente fica um pouco de fermento na garrafa, o que na sua essência não tem nada de errado, muito pelo contrário, é esse fermentado que possibilita darmos aquela rodadinha na garrafa e deixar a apresentação do copo ainda mais atraente.

A minha intensão em degustar a Colombina Weiss  se deu por dois motivos principalmente:

O primeiro e mais importante foi por que já tinha degustado a Colombina IPA que sem dúvidas, pelo menos até o momento a melhor IPA que degustei em 2015, e ai é claro me despertou a curiosidade em conhecer outras Cervejas da Cervejaria.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

 O segundo e não menos importante foi o fato de ter alguns Camarões graduados no meu Freezer e precisava liberar espaço e como as cervejas do estilos Weiss harmonizam bem com frutos do mar, fiz a harmonização.

Mais é isso, agora vamos falar da Cerveja.

CERVEJA

Colombina Weiss garrafa

 

 

cerveja-colombina-weiss copo

 

Principais Aromas: Aroma suave de condimentos, cítrico, de uma forma geral bem suave, não estavam evidentes o cravo e banana que normalmente são encontrado no estilo Weiss.

Principais Paladares: Seguiu a linda do aroma, sabor condimentado, levemente cítrico, sabor suave.

Conteúdo: 600ml

Pais de origem: Brasil

Sugestão de consumo: Por ser uma cerveja leve, pode ser servida acompanhado em entrada ou sendo harmonizada com prato principal sendo carnes brancas não condimentadas ou apimentadas demais.

Opinião sobre a Cerveja: O que me agradou bastante nessa cerveja é que como eu disse, tanto no aroma quanto no paladar é uma cerveja muito suave, isso facilita demais a degustação, principalmente para quem não é tão fã do estilo. O drinkability dela é muito bom. Cerveja para você tomar em uma tarde inteira num dia de calor.

Obs: O corpo e cor final da cerveja não é esse da foto, essa foto acima foi  a primeira metade da garrafa, na segunda girando a garrafa e misturando o fermento sedimentado no fundo ela fica bem mais turva.

PRATO

Camarões Grelhados com Arroz Jasmim, Gengibre e Manjericão Fresco

Arroz Jasmim com camarões grelhados

Receita – (Serve duas Pessoas)

6 Camarões Grandes

1 Dente de alho bem picado

1 Colher de café de azeite

100 g de Arroz Jasmim

1 colher de café de gengibre fresco bem picado

1 Colher de café de azeite

1 limão (para raspar a casca)

10 folhas de manjericão fresco

Sal a gosto

Modo de preparo

Para o arroz!

Em uma panela pequena, refogue o gengibre com um fio de azeite, por favor não deixe dourar, acrescente o arroz, coloque  o sal, cubra com água e cozinhe como se estivesse fazendo o arroz agulhinha tradicional até ficar macio, desligue o fogo, reserve.

Somente na hora de servir, com o auxílio de um ralador de queijo fino ou um Microplane, rale a casca do limão sobre o arroz, lembre-se somente na casca nunca rale a parte de branca, acrescente as folhas de manjericão, misture e está pronto para servir.

Para os Camarões!

Tempere com o alho picado e sal. Aqueça uma frigideira com Teflon e um fio de azeite, quando a frigideira estiver bem quente, coloque os Camarões, deixe grelhar 2 minuto, em média, de cada lado, olhando para não queimar, quando ele não estiver mais transparente e ficar rosado está no ponto.

Sirva na sequência!

HARMONIZAÇÃO

Colombiana weiss harmonizada com camarões

Posso dizer que ficou um espetáculo!

Veja, fazer harmonizações não é simplesmente juntar uma Cerveja tal com um ingrediente tal.

Sendo mais claro, essa garrafa por exemplo assim como a maioria das Cervejas Weiss vem escrito no rótulo: Acompanha Frutos do mar e Pratos leves, mas perai, quer dizer que se eu tivesse feito esses camarões super apimentados e fritos em imersão iria harmonizar de uma forma tal legal? Não.

Essa harmonização no contexto geral funcionou bem por que usei temperos frescos, tal qual essa cerveja tem a proposta de ser. Inclusive, posso dizer que o Arroz roubou a cena na harmonização por que ele tinha mais ingredientes que combinaram com a Cerveja.

Façam esse arroz depois me contem como foi, certeza que vão arrebentar.

DICA DO CHEF

Para não deixar os Camarões ficarem duros ou borrachudos é só não deixar passar demais no tempo e para isso não acontecer é só esperar eles mudarem de cor. De transparente para rosado. E isso funciona para qualquer tipo de  Cocção!

Agora conta ai, com que você já harmonizou a sua Weiss preferida.

Um grande abraço.

Até!

 

 

Navegação

2 Comentários

    • Oi Larissa, tudo bem?
      Tente fazer o contrário, ao invés de ficar tentando deixar ele mais rosado, fique atenta ao fato dele não ficar mais “transparente”. Outra dica bacana é experimentar um logo que mudar a cor, com isso você saberá se precisar deixar um pouco mais ou se já está no ponto.
      Depois que fizer o teste me fala se deu certo. rs
      Um abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *