4

Como fazer Churrasco? Passo a passo completo em detalhes! O mais completo da internet, confira agora.

Como fazer Churrasco? Passo a passo completo em detalhes! O mais completo da internet, confira agora.
5 (100%) 1 vote

 Você quer saber todos os segredos de como fazer um belo churrasco você veio ao lugar certo. Vou explicar desde cortes acompanhamentos e sobremesa que você pode finalizar com chave de ouro o seu churrasco.

Devo dizer que o conteúdo é bem completo então leia até o final por que tem muita informação importante que vai te ajudar nos seus próximos churrascos.

Vamos lá, para começar é bom você saber que tudo começa um dia antes! Na verdade dependendo do números de convidados alguns dias antes da data marcada.

Antes do dia do churrasco defina quem serão os convidados e quantas pessoas vai receber, o que servir (entradas, saladas, tipos de carnes e quais bebidas).

Observação importante: TODAS as fotos desse post são minhas e a maioria estão no meu instagram com mais informações de harmonização, se tiver alguma dúvida, por favor de uma olhada, com certeza vai te ajudar e talvez esclarecer algumas pontos @chefdanielmagri.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Antes de começar a descobrir todos os segredos de comer fazer um belo churrasco, você pode clicar aqui e descobrir como harmonizar cervejas com alguns cortes servidos no churrasco. O corte com a cerveja certa vai deixar a experiência ainda mais prazerosa.

Agora sim. Vamos lá!

 Porterhouse no churrasco

 

Pontos importantes para começar bem o churrasco:

A churrasqueira

Qual churrasqueira vai utilizar, eu tenho duas na minha casa dependendo do número de convidados eu vejo qual é a mais apropriada, se for o seu caso, faça isso também, isso vai determinar a quantidade de carvão ou lenha que você vai ter que comprar.

Decida se vai usar lenha ou carvão, o carvão é muito mais prático, porém o gosto da lenha vai fazer uma grande diferença no resultado final, a carne fica com um gosto bem especial, principalmente se a lenha for de alguma fruta.

Vai usar grelha ou espeto? Depende de qual carne você vai servir, alguns cortes ficam melhores na grelha, enquanto outros melhores no espeto.

A grelha, espetos e a churrasqueira já estão limpos? Deixe tudo preparado antes, não pega bem ficar lavando esses utensílios na frente dos convidados (já cometi essa gafe, não é legal).

Vai acender a churrasqueira com o que? Acendedor, álcool gel, óleo? Nunca álcool líquido, por favor! O álcool liquido se mal manipulado pode causar acidentes e você não vai querer estragar a festa além de machucar amigos ou familiares né?

 

As carnes do churrasco.

Diversificar sempre é uma boa pedida.

Sirva cortes de animais diferentes: Bovino, suíno, ovinos (Cordeiro/Caneiro) e aves, além é claro das opções de linguiças, esses são os mais comuns e agradam a todos.

Eu não sei se você já pensou nisso antes, mas existem carnes para grelhar, que ficam prontas mais rapidamente e carnes para assar que exigem um pouco mais de tempo, se você fizer uma combinação entre essas opções o seu churrasco vai ficar mais variado e consequentemente mais agradável.

 

churrascos cortes crus

O ambiente onde será feito o churrasco está organizado?

Não esqueça de deixar o ambiente onde será feito o churrasco limpo e organizado, aqui vale a mesma regra de espeto e grelha, não vai deixar para limpar quando os convidados estiverem chegando. Se não estiver limpo é bom começar a limpeza.

Pense onde as pessoas vão se sentar e comer. Algumas vezes vale a pena fazer o aluguel de mesas e cadeiras, pense nisso.

Você tem o número de copos, pratos e talheres suficientes para todos os convidados?

Guardanapo não pode faltar, dê uma olhada na despensa antes do dia da festa.

 

AS OPÇÕES QUE SERÃO SERVIDAS NO CHURRASCO.

Entradas do churrasco

Pão de alho

Linguiça

Tulipa de frango

Drumet de frango (coxinha da asa)

Queijo coalho ou mussarela Clique aqui e veja uma sugestão bacana de cerveja para harmonizar com queijo no churrasco

Palmito com casca (Compre licenciado em supermercados), esse produto comercializado em de forma ilegal por dar cadeia. Cuidado!

 

Palmito para churrasco

ACOMPANHAMENTOS DO CHURRASCO

Maionese:

Somente com ovos,

Batatas e ovos,

Batatas, mandioquinha, e ovos,

A que mais gosto é de batata, ovos, cenoura, vagem, cheiro verde (salsinha e cebolinha), cubos bem pequenos de cebola crua, azeite extra virgem, pimenta branca e sal

Arroz

Branco ou com carne seca.

 

Farofa

Feita por você, sua mulher(marido), sogra enfim, faça, sempre dá um tchã a mais no churrasco, normalmente o pessoal acaba optando pelas versões prontas, são mais “praticas”, mais o resultado não é o mesmo.

 

Mandioca (macaxeira, aipim).

Cozinhe a mandioca até que ela esteja macia, na panela de pressão em média 12 minutos, retire da panela e tempere com um pouquinho de sal e se você gostar pode colocar em pouco de manteiga ou azeite de oliva extra virgem enquanto ela ainda estiver quente, fica uma delícia. Na minha casa a gente sempre fez churrasco com mandioca, não pode faltar.

 

Saladas

Saladas verdes sempre são bem vindas no churrasco (alfaces, rúcula, agrião entre outras), eu prefiro e gosto mais a salada de rúcula por dois motivos, é uma salada mais fácil de comer com as mãos, sei que não é muito educado, mas é como gosto de comer e também por que a sua leve picância combina mais com carnes vermelhas de do que uma alface por exemplo.

 

Salada de cebola

Essa é minha preferida, acenda a churrasqueira e coloque as cebolas com casca para assar, coloque exatamente do jeito que veio do mercado, com a casca. Essa casca pode até dar uma tostada, não tem problemas, antes de servir você vai tirar a parte externa e servir apenas a parte interna.

Essa salada fica uma delícia por que a cebola assada fica levemente adocicada e isso é maravilhoso para criar um contraste de sabores principalmente com as carnes vermelhas do seu churrasco.

Tempere somente com sal e azeite de boa qualidade, não precisa mais nada.

Esse acompanhamentos são super importantes, sirva no mínimo um, mas seguindo o mesmo princípio da carne, quanto mais opções mais a chance de agradar todos os paladares vai ser muito maior.

salada de cebola

 

Legumes no churrasco

Sim, sim, sim. Legumes!

Independentemente de ter ou não vegetarianos no seu churrasco, incluir legumes vai deixar o seu churrasco muito mais gostoso e versátil.

Mesmo que você seja um alucinado por carnes como eu, legumes na brasa ficam uma delícia e tenho certeza que se você ainda não fez, vai se surpreender quando provar. Experimente!

 

Pimentões

Você pode simplesmente assar e servir, mas antes lembre-se de tirar a pele e sugiro que tempere com sal e azeite. Aproveite e asse pelo menos duas cores para ficar mais atrativo visualmente.

 

Abóbora italiana

Você pode assar ela inteira ou fatiada, eu sempre faço fatiada, assa mais rápido, se assar no tempo certo ela vai ficar crocante e essa textura fica muito bacana. Tempere com sal e azeite quando for servir rale um parmesão por cima. Experimente!

 

Abóbora Cabotia

Se o churrasco for longo você pode colocar ela inteira lá no fundo da churrasqueira e deixar por no mínimo uma hora, se fizer em uma churrasqueira a bafo também.

Caso você queira servir durante todo o churrasco, como eu gosto de fazer, ai você vai ter que fatiar para assar mais rápido, mas tome cuidado nessa hora, como essa abóbora tem a casca muito duro quando está crua, você pode se cortar com a faca, use uma faca bem afiada para atravessar mais fácil a casca, corte em cima de uma tábua com um pano sobre ela, isso vai ajudar para a abóbora não escorregar e dar mais firmeza.

Batatas

Sim, ficam uma delícia na churrasqueira, mas exige tempo em média uma hora e meia sobre a grelha, mas não deixe a grelha muito erto do fogo senão a batata pode queimar a casca e o gosto não vai ficar muito bacana.

 

Brócolis (Ninja) ou comum.

O brócolis ninja eu sempre faço no papel alumínio com um pouquinho de sal e azeite, se quiser pode colocar um pouquinho de manteiga, vai dar um gostinho especial.

O Brócolis comum eu coloco direto na grelha, esse assa rapidinho e também fica uma delícia, se você fizer no tempo certo fica levemente crocante.

 

Churrasco com legumes

CORTES PARA GRELHAR QUE MAIS GOSTO NO CHURRASCO

Sim, existe os cortes para grelhar e os cortes para assar.

Os cortes para grelhar são de preparo mais rápido. Normalmente com 3,5 a 4cm de altura e estão ficam prontos numa média de 10 minutos a uma altura média de 15 a 20cm da brasa.

Serão servidos entre malpassado e malpassado ao ponto, esse são servidos mais rapidamente se comparados com os assados.

Os meus preferidos são:

Picanha (fatiada) Clique aqui e veja uma sugestão bacana de cerveja para harmonizar com picanha.

Entrecote

Tomahawak

T-bone

Bife Ancho

Churrasco com T-bone

Existem outros claros, mas estou citando os que mais gosto e que normalmente faço.

 

CARNES PARA ASSAR QUE MAIS GOSTO PARA O CHURRASCO

Logo acima eu citei os que mais gosto de gralhar, agora vou dizer os que mais gosto de assar.

Esses cortes demoram mais tempo para assar, o tempo vai variar muito do corte e tamanho da peça, em média o tempo mínimo vai ser de 40 minutos.

Costela (Bovina)

Picanha (inteira)

Costela (Suína)

Paleta Cordeiro/Carneiro

Coxa com sobre coxa de frango

Linguiças

Cupim

Costelão janela

O costelão da foto acima foi assado em 8h de fogo.

QUANTIDADE DE CARNE POR PESSOA PARA O CHURRASCO?

Deixa eu te falar uma coisa. Nem eu nem ninguém vai poder responder isso com 100% de precisão. Por que? Simples, vai variar muito os perfis de convidados, mas calma eu vou te ajudar e você vai conseguir comprar do jeito certo e agradando a todos.

A primeira coisa que você precisa responder: Como é o estilo do seu churrasco?

Eu vou te explicar como é o meu. Tem início para começar, mas não para acabar, normalmente se inicia por volta das 12h quando é durante o dia e não é incomum alguns amigos ficarem para jantar, praticamente um evento. Agora, tem churrascos que é “jogo rápido” o pessoal chega, conversa um pouco é colocado sobre a mesa todas as guarnições, o churrasqueiro tira toda a carne da churrasqueira e coloca tudo sobre a mesa para as pessoas se servirem.

Entendeu agora? E ai, qual é o estilo do seu churrasco?

Depois dessa resposta a gente então começar a falar em quantidade de carne e bebida.

Churrasco mais rápidos onde a carne é servida toda de uma vez, 400g de carne por pessoa alimenta legal e ninguém vai passar fome. Levando em consideração que você vai servir de uma a duas guarnições mais bebidas essa quantidade atende bem.

Agora se o seu churrasco for longo com vários horas de comilança, vale a pena aumentar esse número para 600g por pessoa. Talvez você pense: mais são muito mais horas, as pessoas não vão comer muito mais? Elas vão comer mais, porém como vão comer devagar o cérebro vai recebendo mensagens a cada bocada e pode ter certeza que logo ele avisará que é hora de parar.

Está duvidando dessa quantidade, está achando pouco? Vou te dar dados então!

Em todos os restaurante que eu trabalhei a proteína animal nunca passou de 300g, observe as hamburguerias, preste atenção no cardápio, os hambúrgueres são em média 180g ou 200g normalmente você sai satisfeito, alguns casos os hambúrgueres são de 300g dificilmente passa disso. Agora imagina que em um churrasco você vai servir: Arroz, Maionese, mandioca cozida, farofa, legumes grelhados entre outras opções.

 

Churrasco fatiado

TEMPERO IDEAL PARA O SEU CHURRASCO

Sempre sal, seja ele qual for.

Por favor, nunca coloque os temperos prontos. Além de “roubar” o sabor da carne ainda vai deixar o seu churrasco com o mesmo gosto do seu arroz, feijão, e qualquer outro preparo que você fez utilizando esse produto.

Você pode e deve incluir alguns temperos se quiser, mas você é quem controla isso, nada desses produtos prontos. Eu por exemplo sempre tempero frango com páprica, qualquer uma delas: Doce, defumada ou picante, vai depender de quem serão meus convidados.

Ervas como alecrim ou hortelão para o cordeiro, ou tomilho para costelão deixam a carne mais saborosa e aromática.

Pestos para finalização de alguns cortes ficam uma delícia.

Em cortes para grelhar você pode usar inclusive o sal fino sim, por que não? Como você acha que em cozinha de alta gastronomia se tempera um filé alto? Sal fino!

Mas para não errar e não correr o risco de salgar a carne é muito mais prático o uso do sal grosso.

Agora preste atenção antes de comprar o sal grosso. Existem tamanhos diferentes no tamanho do grão de sal e cada tamanho é indicado para o tipo de corte que você vai fazer, grãos menores para grelhar e grãos maiores para assar, não se esqueça disso.

Um tipo de sal que tem começado a ser usado no Brasil é o sal em escamas. Esse tipo de sal é utilizado principalmente em carnes grelhadas, você assa a carne sem absolutamente nada de sal. Quando você for servir a carne, ai sim você salpica o sal por cima da carne, esse sal além de temperar vai dar uma textura surpreendente quando você for comer a carne.

 

Sal em escamas para churrasco

MOLHOS PARA CHURRASCO

Até um tempo atrás  eu só usava o Vinagrete, no Rio de janeiro o pessoal chama de Campanha, para acompanhar o churrasco que para muita gente ele nem é considerado molho, mas enfim.

Quando eu ainda morava no interior de São Paulo o Amarildo, um grande amigo fazia um molho com cebola, tomate e cenoura, uma delícia, não sei o nome desse, mas é bom também.

Hoje um molho que sempre utilizo para agregar valor principalmente aos cortes suínos e aves é o bom e velho barbecue, eu mesmo faço e fica um espetáculo.

O molho pesto com alecrim, hortelã e manjericão fica um espetáculo com carneiro/cordeiro.

O molho de mostarda e mel para carnes vermelhas, também fica bem interessante, faça o teste e depois me diga o que achou.

 

Costelinha com barbecue

SOBREMESA NA CHURRASQUEIRA PARA FINALIZAR BEM O SEU CHURRASCO

Se você costuma assar abacaxi na churrasqueira para finalizar o seu churrasco saiba que além de adocicar a boca, você ainda está fazendo um tremendo bem para a sua digestão, o abacaxi tem propriedades que ajudam na digestão da proteína animal, então continue fazendo isso, mas lembre-se que você pode colocar outras frutas para assar também.

A banana é um bom exemplo. Asse com a casca, quando a casca estiver totalmente escura é so tirar e servir.

Eu gosto de finalizar essa sobremesa com raspas de chocolate meio amargo, se você tiver um sorvete de creme melhor ainda, e se por acaso tiver uma cerveja com características de chocolate fica ainda muuuuuuito melhor.

 

Banana assada no churrasco

DICA IMPORTANTE

Eu sei, por melhor que seja um hambúrguer ele nunca vai substituir uma costela com horas de fogo ou mesmo uma bela picanha mal passada, mas o que muita gente não sabe é que hambúrguer feito na churrasqueira fica infinitamente melhor do que feito na frigideira ou na chapa.

Então na próxima hamburgada que for organizar não se esqueça de deixar a churrasqueira no jeito e proporcionar uma hamburgada única para seus convidados.

Hambúrguer artesanal

 

NUNCA

Nunca jogue água na churrasqueira quando o fogo subir demais!

Eu sei que muita gente faz isso e até você mesmo meu amigo leitor(a) faça e fez a vida inteira, mas essa “técnica” pode baixar demais a temperatura da churrasqueira além de comprometer a própria churrasqueira dependendo do material que ela foi feito, fazendo ela estragar mais rápido.

É mais seguro você espalhar melhor o carvão na churrasqueira com o auxílio de um ferro, subir a carne, trocar a carne de lugar, mas não jogue água.

Detalhe importante. Se você precisou jogar água é por que alguma coisa de errado você fez: carvão ou lenha demais na hora errada, tire isso como lição e não erre no próximo churrasco.

O que achou das dicas? Tem algo a acrescentar? Se tiver pode dar a sua sugestão ela será sempre muito bem vinda.

O blog Chef com cerveja sempre foi focado em harmonizações de cervejas com comidas, mas agora aproveitando a minha grande paixão por churrasco vou compartilhar também um pouco dessa experiência aqui com você, espero que goste e volte sempre.

Um grande abraço.

Até!

Navegação

4 Comentários

  1. Olá,…adorei as informações! Peguei bastante idéias…..
    Quanto aos molhos.,comi uma geléia de abacaxi com pimenta em um barzinho e amei. Será q daria certo ela com uma picanha? Você teria uma receita dela p eu entar fazer e experimentar?

    • Oi Stela.
      Que bom, fico feliz com isso.
      Eu acho que essa geleia fica muito mais interessante com carne suínas, faça o teste com e depois me conta, acho que vai adorar.
      Não tenho, mas tente comprar uma geleia de abacaxi e pique um pouco de pimenta dedo de moça e misture, acho que vai ficar bem bacana.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *