0

Conheça os diferentes tipos da cerveja IPA

Avalie este post

A cerveja IPA (Indian Pale Ale) está se tornando bem popular entre os brasileiros, que tem apreciado o estilo cada vez mais. Mas, essa maravilha se originou bem longe da nossa terrinha, a cerveja que pertence ao tipo Ale foi criada pelos ingleses durante a colonização da Índia. No intuito de aguentar a viagem desde a Inglaterra, a cerveja era produzida com muito lúpulo, o que deixava o sabor extremamente frutado e aumentava o teor alcoólico.

lúpulo

Conheça a ceveja IPA

O estilo de cerveja IPA é caracterizado por uma cerveja mais encorpada, com sabor complexo, aroma de lúpulo bem marcado e fresco, além do amargor bastante evidente. Existem muitos estilos de IPA, porém, os mais conhecidos são a English IPA (original), a American IPA e o estilo Imperial IPA.

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada um do estilos de cerveja IPA que mencionamos acima!

Cerveja IPA English

Em meados do século XVIII, um cervejeiro chamado Geroge Hodgson invetou a English IPA, um dos estilos de cervejas mais populares no mundo inteiro, aumentando o teor de lúpulo e álcool da bebida. O cheiro do lúpulo é impactante e é sua principal característica. A cor da cerveja IPA fica entre o dourado e o cobre e possui pouca espuma.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Cerveja IPA American

A American IPA é elaborada com ingredientes da própria região de origem, e tem o sabor um pouco mais amargo do que a English IPA. Essa característica é consequência do lúpulo americano, que é mais perfumados, floral e cítrico.

Cerveja IPA Imperial

O estilo Imperial IPA é recente e surgiu nos Estados Unidos, ela foi criada para agradar alguns viciados em cerveja IPA com sabor extremamente amargo. Trata-se de uma cerveja clara, complexa, com espuma duradoura e teor alcoólico que pode chegar até 10%.

Ficou com vontade de tomar uma cerveja IPA? Aí vão algumas dicas que variam entre todos os estilos que citamos: Fuller’s IPA, Meantime India Pale Ale, Anderson Valley Hop Ottin, Stone IPA, Ogue XS Imperial India Pale Ale e Russian River Pliny the Elder.

Agora sim, é só apreciar o sabor forte e marcante!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *