0

Conheça a Cerveja Lager

Conheça a Cerveja Lager
5 (100%) 2 votes

Para quem gosta de tomar uma boa cerveja, conhecer a sua origem e preparação pode tornar essa experiência ainda mais especial. E quando falamos no assunto, logo lembramos da querida Lager, que figura como o tipo mais consumido no Brasil e em boa parte do mundo.

Não está familiarizado com o nome? Calma! Esse post serve justamente para que você a conheça um pouco melhor:

Para começar, saiba que uma Lager basicamente é uma cerveja que foi produzida por meio de fermentação e armazenamento em baixa temperatura ( 5 – 10°C ). Ela é o oposto da Ale, que é fermentada e armazenada em temperaturas mais altas (15 – 25°).

Colocando essa diferença em termos gustativos, em média a Cerveja Lager costuma ter um menor teor alcoolico e são mais leves. Por outro lado, a Ale se diferencia por ser mais encorpada e com sabores mais complexos. Um exemplo de cerveja Ale é a Cevada Pura Irish Red Ale, que o Chef comentou em um post, e além disso, vai  ver a receita de uma ótima harmonização. Confere lá!

Cerveja Lager

O termo tem origem do alemão “lagern” (armazenar) – começou a se popularizar apenas no século XIX. Antes dessa época, a Ale dominava praticamente todo o mercado.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

O quadro mudou porque os produtores de cerveja Ale estavam perdendo muitos estoques por conta das variações de temperatura aos quais submetiam a bebida, que costumava estragar. A partir daí, eles começaram a fazer o armazenamento em cavernas juntamente com neve e gelo, o que proporcionou uma temperatura mais baixa e estável para a cerveja.

 

cervejas-pale-lager

 

Porém, a Cerveja Lager que conhecemos hoje mudou bastante entre os séculos e principalmente recebeu subdivisões. Veja quais são:

 American Lagers

Talvez você não esteja acostumado com o nome, mas provavelmente o gosto deve ser bem familiar. Isso porque essa variação de cerveja é a mais comum no Brasil.

Sabe as marcas mais famosas, como Brahma, Skol, Antarctica, Itaipava , Kaiser, Budweiser e Stella Artois? Todas são American Largers.

Esse tipo engloba desde as mais suaves – chamadas lite american lagers – até as que contem uma maior quantidade de malte e cevada – conhecidas como premium american lagers. Bons exemplos desse tipo mais forte são a Heineken, que inclusive está na nossa lista de Cerveja Puro Malte e a Serra Malte.

american larger

Pilsen

Integrante da família lager, essa cerveja nasceu em 1842 na cidade de Pilsen – atual República Tcheca. O mestre que a criou chama-se Josef Groll, um alemão que passou uma temporada no país desenvolvendo a bebida numa cervejaria recém-inaugurada.

O que chama a atenção numa pilsen é seu aspecto dourado, seu aroma de lúpulo e também um notável sabor de malte, que costuma ser mais acentuado que em uma America Lager.

Elas são agrupadas em dois tipos: Bohemian e German Pilseners, ambas parecidas mas com algumas características únicas perceptíveis. As Bohemian têm um sabor mais intenso e equilibrado, enquanto as German são mais leves e amargas.

Algumas marcas de Bohemian no Brasil são 1795, Bernard Celebration, Czechvar, Pilsener Urquell, além das brasileiras Saaz da Tupiniquim e Camila Camila da Bamberg (isso mesmo, duas vezes!).

 

Cervejas Pilsen

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de cerveja disponíveis, preste atenção quando estiver tomando uma. As principais características sensoriais de uma Lager estão nas notas floreais, herbais, picantes e tons que lembram caramelo, chocolate e café.

Por fim, elas funcionam muito bem quando estão geladas e com certeza ainda farão parte de muitas festas e encontros no bar, não é mesmo? Aproveite!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *