0

Conheça os tipos de cerveja Ale

Avalie este post

Se levarmos em conta o processo de fermentação, existem três tipos de cerveja no mercado: as Lagers, Ales e as Lambics. Enquanto as Lagers são as mais consumidas no mundo e as Lambics as menos degustadas, as ales oferecem diversas possibilidades e por vezes são consideradas “diferenciadas”.

Neste artigo do Chef com Cerveja, você irá conhecer um pouco mais sobre a cerveja Ale – sua história e principais rótulos. Se quiser, antes dê uma olhada nas definições desses três tipos de cerveja que descrevemos acima lendo este post sobre estilos de cerveja.

Vamos lá?

Cerveja Ale

cerveja ale

- Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a principal diferença entre uma Lager e uma Ale se encontra no processo de fermentação. Enquanto a Lager é fermentada em temperaturas mais altas, a Ale passa pelo processo com os termômetros marcando em média 20ºC.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

- Para produzir uma cerveja Ale, a levedura fica em suspensão dentro do tanque, e por isso recebeu o nome de uma bebida de “alta fermentação”. Esse processo demora mais ou menos uma semana e proporciona, além de álcool e CO2, os ésteres.

- Devido a esse processo, a Ale está entre os tipos de cerveja mais complexos e aromáticas que existem. Ao contrário das Lagers, é mais fácil perceber sabores com toques de flores e frutados em sua composição.

Dentro da família da cerveja Ale, existem ainda diversas divisões. Conheça abaixo as principais:

India Pale Ale

Criada para sobreviver às longas viagens entre a Inglaterra e a Índia, as cervejas IPA possuem uma alta concentração de lúpulo – um ingrediente essencial para conservar a bebida por mais tempo. A cor da India Pale Ale varia entre o acobreado e o amarelo dourado, e seu sabor se destaca por ser intenso e refrescante.

American Pale Ale

Recebe esse nome porque conta com lúpulo tipicamente americano em sua composição, o que confere um forte aroma aroma à cerveja e uma leve acidez. É uma cerveja ale geralmente clara, que vai desde o amarelo dourado até o cobre, e harmoniza muito bem com comidas rápidas, como hambúrgueres, pizza e também com saladas e comida japonesa.

Altbier

De coloração castanha, é um dos tipos de cerveja ale criadas na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Se destaca por ser delicada e bem balanceada, com presença marcante de frutas e equilíbrio entre malte e lúpulo. Ainda conta com uma presença média de gás.

Baltic Porter

Tem um estilo complexo, com um sabor de malte torrado e também com notas de chocolate. Geralmente, essa cerveja ale é elaborada com lúpulo continental e malte de Viena, na Áustria, ou de Munique, na Alemanha. Apesar de ser um pouco mais pesada, a presença de gás alivia a sensação.

Se você é um fã das cervejas do estilo ale, conte pra nós quais são seus rótulos preferidos! E se ainda nunca provou, trate de deixar o receio de lado para descobrir as possibilidades dessa cerveja artesanal tão saborosa.

Agora, confira os tipos de cerveja Lager disponíveis no mercado:

Pilsen

A icônica Pilsen nasceu em 1842 numa cidade de mesmo nome, na atual República Tcheca. O cervejeiro que a desenvolveu chama-se Josef Groll, um alemão que passou uma temporada no país desenvolvendo a bebida numa cervejaria recém-inaugurada.

Esse tipo de cerveja chama a atenção por seu aspecto dourado, seu aroma de lúpulo e também um marcante sabor de malte, geralmente mais acentuado que em uma American Lager.

De maneira geral, a Pilsen pode ser dividida em dois tipos: Bohemian e German Pilseners, ambas parecidas mas com algumas características únicas que podem ser percebidas.

As Bohemian têm um sabor mais intenso e equilibrado, enquanto as German são mais leves e amargas.

Se está curioso, algumas marcas de Bohemian no Brasil são 1795, Bernard Celebration, Czechvar, Pilsener Urquell, além das brasileiras Saaz da Tupiniquim e Camila Camila da Bamberg (isso mesmo, duas vezes!).

 

 American Lagers

Apesar do nome não ser tão conhecido, seu sabor é. No Brasil, as American Lagers são as mais consumidas, e incluem as famosas marcas Brahma, Skol, Antarctica, Itaipava , Kaiser, Budweiser e Stella Artois.

Vale ainda ressaltar que esse tipo esse tipo de cerveja engloba desde as mais suaves – conhecidas como lite American lagers – até mesmo as que concentram uma quantidade maior de malte e cevada, chamadas de premium american lagers.

Bons exemplos desse tipo mais forte são a Heineken e a Serra Malte.

Agora que você também já conhece um pouco mais sobre os tipos de cerveja tipo Lager, que tal realizar uma noite de degustação com seus amigos? Mas, antes, não deixe de mostrar esse artigo para eles.

Depois, venha aqui contar pra gente como foi a experiência!

Nos vemos no próximo post.

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *