Estilos de Cerveja

As cervejas são divididas em famílias. Cada família possui alguns estilos de cerveja!

 

Estilos de cerveja:

Estilos de Cerveja

 

Lager

A cerveja Lager é a cerveja mais consumida e popular do mundo. Possuem uma baixafermentação e teor alcoólico por volta de 5%. São produzidas por volta de 10 a 12°C. Entre os tipos mais conhecidos, predomina a preferência pela Pilsener (que muitas vezes é chamada de Pilsen). As pilsens brasileiras são leves e com pouco amargor, que faz com que a Pilsen seja a mais consumida no Brasil. Já as alemãs, são mais densas e amargas.

Ale

A cerveja Ale se diferencia da cerveja Lager pela fermentação, visto que a Ale é fermentada em temperaturas mais altas (por volta de 20°C). Geralmente, a cerveja Ale é mais encorpada e frutada, que faz com que muita gente diga que é uma cerveja “diferente”.

Lambics

São consideradas um estilo independente de cerveja por causa da fermentação espontânea. O processo de fabricação faz com que o trigo não seja adicionado ao mosto. Com isso, a fermentação fica à deriva de agentes naturais. Os aromas e paladar variam aos extremos: Desde frutados (como cereja e banana por exemplo) até o cítrico, como vinho branco ou espumante.

Ingredientes da cerveja

  • Malte: Fundamental para a fabricação de cerveja artesanal e industrial, pois é responsável pela cor e densidade da cerveja, além de ter participação no aroma e sabor da cerveja.
  • Lúpulo: O lúpulo é o tempero da cerveja, pois dá a intensidade e características das principais cervejas. Basicamente, o lúpulo contribui para o amargor, aroma e sabor de uma boa cerveja.
  • Fermento (levedura): A fermentação da cerveja é o principal elemento da produção de cerveja artesanal e industrial. A fermentação são bactérias que agem junto ao mosto. Existem dois tipos de fermentação: cerveja Ale e cerveja Lager.
  • A cerveja ainda pode contar diversos outros ingredientes na sua produção, como trigo, milho, cereais, açúcares e etc, tudo depende do foco da cerveja produzida.

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *