0

Frango assado? Veja qual cerveja acompanha melhor!

Frango assado? Veja qual cerveja acompanha melhor!
Avalie este post

Todo bom churrasco tem um frango assado como tirar gosto não é verdade?

Mas você sabe qual cerveja é a melhor para acompanhar essa verdadeira delícia? Se a resposta for não,  continue lendo que além de descobrir qual é a “cerveja” ideal eu ainda vou te dar um dica bem legal de tempero que você vai adorar.

Aqui no blog eu já falei de uma ótima combinação de queijo e cerveja que fica fantástico para iniciar um churrasco, clique aqui e veja os detalhes.

Também já falei da cerveja que fica muito bacana com a picanha, corte favorito da maioria dos Brasileiros, e provavelmente também é o seu, esse post você não pode perder, clique aqui e veja essa dica de ouro.

Como eu já disse nos outros posts e vou continuar dizendo no próximos, não existe uma cerveja especifica, mas sim um estilo e para representar esse estilo, desse vez eu vou mostrar a Bierbaum Vienna Lager, uma cerveja de Santa Catarina com vários prêmios no currículo e que foi uma das melhores Vienna Lager que já bebi.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Bierbaum Vienna Lager

bierbaum-vienna-lager

bierbaum-vienna-lager-2

bierbaum-vienna-lager-1

Sobre a Bierbaum Vienna Lager.

Principais Aromas:

Quando coloquei o copo no nariz os dois primeiros aromas que percebi logo de cara foram um leve caramelo e o tostado bem evidente.

Principais Sabores:

Uma mistura agradável de tostado, leve malte e amargo se destacaram na boca.

Estilo:

Vienna Lager

Pais de Origem:

brasil

Volume:
600ml

Opinião sobre a Cerveja:

Bom, foi uma das melhores Vienna Lager que bebi, a única coisa que me decepcionou foi a persistência de espuma que realmente não ocorreu, formava bem, mas não se mantinha, porém perto de todo o resto, eu simplesmente adorei.

São 600ml de uma boa cerveja, com um teor alcoólico relativamente baixo, são 5,2% ABV, final seco e muito bom drinkability.

Uma bela coloração, mas como já mencionei infelizmente a permanência de espuma não foi suficiente para deixar a apresentação do copo ainda mais bonita.

Harmonização

frango-assado1

O estilo Vienna Lager é uma opção para harmonizar com frango assado por alguns motivos e abaixo vou listar alguns deles.

  • .O primeiro e não menos importante é o teor alcoólico de 5,2%. Como normalmente o famoso franguinho assado é servido no início do churrasco é importante pensar em uma cerveja com um teor alcoólico baixo, no máximo moderado.Normalmente as cervejas do estilo Vienna Lager variam de 4,5% a 5,5%.
  • Os tostados do malte criam uma conexão ótima com o leve sabor defumado consequência do carvão ou lenha (eu sempre uso um blend) misturo carvão com lenha.
  • Caso você não saiba o amargor da cerveja é perfeito para cortar a gordura das proteínas, diferentemente de peito de frango sem pele grelhadinho, eu fiz vários cortes com muita pele (gordura), então nesse caso os 33 IBU foram bem vindos, mas caso você ache que ainda é muito amarga a Bohemia Aura por exemplo, clique aqui e veja o post completo, tem apenas 27 IBU, e também é uma boa Vienna Lager.

Nesse caso nós tivemos a semelhança dos tostados da cerveja e do prato com intensidade moderada/baixa e corte da gordura pelo lúpulo. Sem dúvidas uma boa experiência.

Não se esqueça, minha sugestão de harmonização com frango assado é com o estilo Vienna Lager e não exclusivamente com a Cerveja em questão. Ok?

Ah, e com qual corte ficou melhor talvez você esteja se perguntando?

Drumet (coxinha da asa).

Tulipa (Meio da Asa).

Coxa.

Sobrecoxa.

Todos, mas o pedaço que tem mais pele foi o que mais me agradou, no caso a Tulipa.

Dica do chef de Tempero para frango assado.

frango-assado

Não é por nada não, mas a cor desse frango assado está ótima, tá não?

Antes que você diga: Colorau. Minha resposta é um sonoro Não!

Sal, Pimenta branca, um toque de cúrcuma e………… Páprica doce, não tenho nada contra o colorau, mas quer deixar o frango assado, seja na churrasqueira, seja no forno do fogão lindo e ainda dar um gostinho especial? Taca Páprica, se gostar de uma pimentinha, a Páprica picante é melhor ainda.

Espero que você tenha gostado, volte sempre.

Semana que vem tem mais dicas de cerveja e churrasco, não vai perder né?

Deixe seu comentário dizendo o que achou  da Harmonização e sugira uma cerveja ou um prato para o próximo post.

Um grande abraço.

Até!

Texto escrito pelo @chefdanielmagri

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.