0

Franziskaner Dunkel com Joelho de Porco. A Oktoberfest é aqui!

Avalie este post

Alguma vez você já resolveu degustar uma cerveja influenciado por uma data especial, algum tipo de comemoração ou pela época do ano?

O mês de outubro é muito conhecido Mundialmente desde a década de 90 pelo Outubro Rosa, nesse mês são feitas ações com foco no combate ao câncer de Mama, mas não senhores e senhoras, não é esse o evento em questão a qual quero me referir, para muitos tem uma causa menos nobre, porém não menos conhecida aqui no Brasil pelo amantes do bom velho Chopp, estamos falando da Oktoberfest.

Você não foi? eu também não, mas quem sabe um dia não é mesmo?! O importante é não perder as esperanças e nem a fé.

Apesar de não ter ido a Oktoberfest ela me inspirou a degustar a famosa Franziskaner Weissbier Dunkel, estava com essa cerveja em casa já fazia umas três semanas eu acho, lembra daquela promoção do Pão de Açúcar em que você pagava apenas 80% do valor na segunda garrafa? Então, ela foi uma das aquisições.

A Cervejaria Franziskaner fica em Munique, mesma cidade onde é comemorada a Oktoberfest. Quer inspiração melhor do que essa para degustar essa cerveja nessa época do ano? Mas aqui a gente não bebe apenas a gente come também e qual prato degustar nessa hora? Seriam tantos, mas a opção que me veio a mente foi uma que me proporcionou um dos maiores prazeres em harmonização desde que comecei o Blog, fiz um Joelho de Porco, fiz da forma mais prática que poderia ser feito, muito provavelmente não tenha relação alguma com as tradicionais receitas, mas te garanto que ficou uma delícia e a combinação com essa cerveja foi simplesmente espetacular.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Mas antes de falar sobre os prazeres da harmonização e de como foi feito esse Prato vou falar um pouquinho da minha experiência com essa cerveja.

Franziskaner Dunkel

Fiz essa harmonização na última sexta feira, clima de festa por causa do feriado na segunda, mesmo assim não me deixei abalar e segurei firme para não beber nada até a hora da degustação.

franziskaner dunkel

 

Principal Aroma:O aramo é bem leve, sutil, as notas do malte é que ficam em evidência, não espere alguma coisa de lúpulo, provavelmente não sentirá, alguma coisa de tostado e terroso.

Principal Paladar: quando você inicia a degustação o dulçor é super leve com notas de malte  e um pouco da sensação terrosa, conforme a cerveja vai esquentando o dulçor aumenta, mas sem ser algo enjoativo.

País de Origem: Alemanha.

Opinião: Drinkability? Meu Deus, agradável no aroma, no paladar, só te traz boas sensações, já disse em outras post: não sou o cara mais “lupulado” do mundo, mas eu gosto de cerveja em que o lúpulo aparece, mas essa mesmo sem perceber praticamente nada do Lúpulo é aquele tipo de cerveja admirável que você bebe sem perceber.

Se você me perguntar: O que você acha dessa cerveja? Experimente, garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta.

Espuma clara e líquido marrom escuro cria um contraste agradável aos olhos.

franziskaner dunkel copo

 

Eu já li para caramba que cerveja de Trigo é refrescante, leve e etc, essa cerveja é um belo exemplo disso.

PRATO

Joelho de Porco, batata assada com ervas e repolho roxo refogado.

Eu já tinha feito Joelho de Porco defumado, ainda não provou? Faça esse favor a si próprio, mas também já tinha feito o fresco como nesse caso. Desse jeito é muito fácil de fazer, leva um pouquinho de tempo, mas é bem fácil.

Vamos a Receita.

01 Joelho de Porco

02 Colher de sopa de óleo

02 cebolas médias picadas

01 Dente de Alho

02 Folhas de Louro

02 Cravos da India

04 Galhos de Salsinha picados

01 Batata Grande

1/3 Repolho roxo pequeno

01 Colher de Cream Cheese

Modo de Preparo

Tempero o Joelho de Porco com sal e pimenta branca, aqueça uma penela de pressão com uma  colher de sopa de óleo, coloque o joelho na panela e frite de todos os lados virando com uma colher ou um pegador.

 joelho suíno.

 

Depois do joelho grelhado de todos os lados, coloque a cebola, o alho, as folhas de louro, os cravos da índia, os galhos de salsinha, acrescente água até cobrir o joelho, feche a panela e marque 30 minutos a partir do momento em que a panela começar a fazer barulho, retire do fogo, tire a pressão, coloque a batata dentro da panela para cozinhar junto, feche a panela e cozinhe por mais 15 minutos. Verifique se o joelho e a batatas estão macios, transfira para uma assadeira e coloque no forno até dourar a pele do joelho, se seu forno tiver a função dourador utilize essa função.

Em uma frigideira aqueça o óleo, acrescente o repolho, mexa por um minutinho (aqui vem o pulo do gato), com uma concha, vá acrescentando aos poucos um pouco do caldo que ficou na panela de pressão, acrescente o quanto você achar que é o suficiente, eu acrescentei um concha e para finalizar uma colherada de Cream Cheese se quiser, se não tiver não tem problema, finalize com sal e pimenta branca a gosto.

HARMONIZAÇÃO

Franziskaner Dunkel com Joelho de Porco, batata assada com ervas e repolho roxo refogado.

franziskaner dunkel harmonização

 

Com certeza desde o início do blog até o momento, essa harmonização está entre as duas melhores que já tive o prazer de saborear, a outra foi a receita de arroz negro com Insana Porter Chocolate, também ficou uma perdição.

Funciona assim: Você toma a cerveja, dá uma garfada no joelho, principalmente nos pedaços com um pouco mais de gordura, a carne valoriza e intensifica o sabor da cerveja causando um imenso prazer, (boca salivando)ou seja, o doce da cerveja fica ainda mais doce causando uma sensação excelente fazendo com que você queira mais uma garfada e mais um gole até acabar o prato.

Os características terrosas da cerveja combinaram muito bem com a batata.

DICA DO CHEF

Para deixa a batata com uma linda apresentação, antes de leva-la ao forno, faça cortes na transversal e salpique ervas finas.

E você já conhecia a Franziskaner Weissbier Dunkel? Gostou da harmonização? Faça a receita e depois diga pra gente como ficou.

Um grande abraço.

Até!

 

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *