0

Que tal conhecer sobre harmonizações e cervejas?

Harmonizações e cervejas são um casal perfeito, pode acreditar!

É muito comum em bares, lanchonetes e restaurantes as pessoas petiscarem algumas porções ou mesmo pratos principais acompanhados de uma boa cerveja, não é mesmo?

Com o tempo o brasileiro foi adequando e inovando a chamada culinária de boteco. Hoje há diversas opções de entradas, pratos principais e estilos de cervejas. Tem bares que possuem mais de 40 torneiras de chopp, cada torneira com um estilo.

Embora o conceito de harmonização não seja muito popular com cervejas, esse mito está acabando, já que instituições e especialistas têm se especializado na área.

De modo geral, as harmonizações podem ser de 4 tipos:

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

· Equilíbrio de forças: cervejas mais delicadas pedem pratos mais suaves e cervejas mais intensas, pedem pratos mais potentes;

· Semelhança de aromas e sabores

· Contraste

· Complementação (como se fossem únicos) As matérias-primas que constituem as cervejas puro malte possuem uma grande variedade de sabores e aromas, isso possibilita uma gama de harmonizações.

A ideia principal é que cervejas e alimentos transformem um ao outro, de tal forma que a combinação dos dois seja ainda melhor do que cada um consumido individualmente.

Harmonizações com Cervejas India Pale Ale (IPA)

Cervejas caracterizadas pela presença intensa de lúpulo, aroma e amargor, acompanhadas por elevado teor alcoólico.

Elas combinam com alimentos mais temperados ou mesmo gordurosos como carnes suínas, hambúrgueres bovino e de cordeiro, comidas mexicanas, o tradicional churrasco, coxinhas e até mesmo a tradicional feijoada.

Harmonizações com Cervejas Weizenbier

A Weiss, cerveja de trigo clássica bávara combina com todas as estações do ano. Sua espuma cremosa e aroma frutado de cravo e banana, são suas principais características.

Combina desde pratos apimentados até saladas e queijos leves.

Aves, peixes e embutidos também são uma boa pedida para acompanhá-la.

Harmonização com Cervejas tipo Lager

Essa é aquela cerveja curinga, devido a sua versatilidade, esse estilo de cerveja pode ser combinado com diversos tipos de refeições, desde nuts, queijos, pizzas, massas com molhos encorpados até comidas apimentadas.

Harmonização com Cervejas Munich Dunkel

De coloração marrom claro a escuro, com aroma e sabor predominantes de malte, possui notas suaves de chocolate provenientes do uso do malte de Munique.

Elas podem ser especialmente harmonizadas com sobremesas a base de chocolates e sorvete de creme.

Cheers!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.