0

Hoegaarden Witbier com Manjericão. Combinação sem erro.

Avalie este post

Eu já falei aqui sobre a Hoegaarden Witbier, clique aqui e veja o conteúdo completo, mas dessa vez meu foco vai ser diferente por dois motivos:

O primeiro deles é que esse Post, ou melhor essa harmonização foi feita para eu poder fazer um passo a passo com fotos da receita que você vai ver logo abaixo.

Vou formatar e encadernar essa receita para enviar junto com a Hoegaarden Witbier para o ganhador do Sorteio que vou realizar ainda essa semana no Instagram @chefdanielmagri.

Se você é leitor do Blog, já viu ontem que na segunda-feira atingimos 10 mil seguidores. Para agradecer eu mandei fazer um presente que ficará pronto até o final de semana.

Vou mandar esse Presente junto com essa receita encadernada e a Hoegaarden Witbier para o ganhador do Sorteio.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Se você puder fique de olho lá no Instagram, acho que na sexta fica pronto e ai eu divulgo.

O segundo motivo é que quero te convidar a degustar a Hoegaarden Witbier com alguma receita que vá Manjericão e que de preferência ele tenha uma presença marcante, se for com essa receita que estou postando, melhor ainda, mas senão de qualquer forma não deixe de provar.

Hoegaarden Witbier

hoegarden-witbier-harmonizada

Aqui no blog eu normalmente faço uma descrição da Cerveja, como já fiz isso aqui, vou apenas fazer um breve descritivo rápido somente para relembrar.

A Hoegaarden Witbier é uma Cerveja leve, de trigo, fresca, belga, aromática e muito saborosa.

Aroma e paladar que lembram laranja e Especiarias.

Sem dúvidas é uma Cerveja refrescante e ideal para dias quentes, mas por exemplo ontem que estava um dia fresco aqui onde eu moro, faixa de 17ºC ficou uma delícia com a Massa que também tinha características de um prato fresco.

Então não fique preso(a) a história de Cerveja de Verão e Cerveja de Inverno.

Pegue direto da geladeira, sem essa de colocar no Freezer para ficar estupidamente gelada.

Como eu disse a receita com fotos e passo a passo eu vou mandar encadernada e enviar para o Vencedor do Sorteio, mas e para você que é leitor do Blog?

Infelizmente não consigo mandar para todo mundo, mas vou colocar aqui também o passo a passo com as fotos e você vai ver antes do Vencedor, bom, quem sabe você não será o Vencedor não é mesmo?

Confira abaixo.

Talharim com Manjericão

hoegaarden-witbier-t

Ingredientes

01 Filé de robalo com a Pele cortado em dois pedaços (peso médio 150 g).

70 g de Talharim Cru

1/2 Tomate Concassé (Cortado em cubos sem pele e sem semente).

01 Galho médio de Manjericão Fresco

1/4 de dente de alho ralado

03 colheres de sopa de Azeite de Oliva

1,5 Litros de Água

01 Colher de sopa de Sal

Pimenta branca moída na hora a gosto.

Modo de Preparo

Coloque a água em uma panela pequena junto com o Sal no fogo, quando ela começar  a ferver coloque a massa. Como cada fabricante sugere um tempo para o cozimento siga o tempo que estiver na embalagem.

hoegaarden-witbier espaguete

Solte algumas folhas de Manjericão do galho, pique e reserve, lembre-se de guardar a ponta do galho e algumas folhinhas inteiras para decoração.

Hoegaarden com Manjericão

Tire a casca do tomate, as folhas e pique em cubos (Tomate Concassé).

Hoegaarden Witbier Cassé

Tempere o file com sal e pimenta branca.

hoegaarden-witbier filé de robalo

Em uma frigideira com Teflon grelhe o peixe dos dois lados, mais ou menos 5 minutos do lado da pele, vire e mais 4 minutos do lado da carne, mas como varia muito o tamanho de frigideira e potencia do fogão, observe, pode ser que tenha uma pequena variação de tempo.

hoegaarden-witbier robalo grelhado

Verifique se a pele está crocante,a aparência de “quase” queimado é a esperada, isso deixa o peixe ainda mais gostoso.

A intenção é deixar a pele bem grelhada para que fique crocante, então não tenha medo.

Quando o peixe estiver pronto, retire da frigideira, reserve.

hoegaarden-witbier

Na mesma frigideira coloque uma colher de azeite, o alho, de uma leve refogada, 15 segundos, o Manjericão picado, o Tomate Concassé, coloque o resto do azeite, espere mais 15 segundos e coloque a massa que já foi cozida e escorrida, mexa com auxílio de uma colher de pau, mexa devagar para não quebrar as tiras, verifique o sal e sirva na sequência com o Filé de Robalo.

Para fazer a montagem da massa como eu fiz, utilize um pegador como o da foto abaixo.

hoegaarden-witbier pegador

Pegue a massa com o pegador pelo meio e desça ela devagar, quando for colocar no prato gire, rode no mesmo eixo quase como se fosse fazer um ninho. Decore com as folhas, a Ponta do galho do Manjericão e o Tomates Concassé que ficaram na frigideira.

Tenho Certeza que você vai conseguir.

Fica ficar uma delícia e lindo.

Se ficar com alguma dúvida me manda um e-mail e te ajudo.

Harmonização

Talharim com Manjericão e Hoegaarden Witbier

Se você leu esse post ontem e voltou hoje para tirar alguma dúvida, sim acabei de incluir esse trecho.

O blog é sobre Harmonização e o cara esquece de falar do assunto mais importante, puta que pariu, cara ruim de serviço hein!? kkkkk

Eu tenho uma boa explicação. Ontem meu cachorro passou mal e tive que levar ao veterinário e ai já viu, na preocupação me perdi, mas vamos lá.

A Hoegaarden Witbier como a grande maioria das Witbier vão muito bem com peixes e frutos do mar, se você ainda não tinha essa informação, agora já está sabendo, vai nessa que vai se dar bem.

Mas ai é que está a magia da Harmonização. Muito melhor do que o Robalo que estava maravilhoso, ficou a massa com a Cerveja.

Simplesmente uma delícia.

Cerveja refrescante com ingrediente refrescante, não tem magica, o que é atenção quando for fazer a Harmonização, simples assim.

Se em um dia fresco caiu maravilhosamente bem, em um dia mais quente fica sem comentários de tão bom.

Imagine! A Hoegaarden com o Peixe já ia ficar uma delícia, agora imagina com o Peixe e essa massa com Manjericão! Animal, não tem o que falar, somente fazer.

Antes da dica final, preste primeiro atenção nessa. Preste atenção no Prato, na Receita e na Cerveja antes de fazer a Harmonização, isso pode fazer toda a diferença.

 

Dica do Chef

Por mais que você ame alho, não coloque mais que 1/4 de dente. O alho em excesso se torna picante e não é isso que espero nessa receita para harmonizar com essa Cerveja.

Olha a vantagem de ser leitor do blog está com a receita em primeira mão e ainda por cima já está sabendo do sorteio e já pode se organizar para participar.

Espero que tenha gostado.

Volte sempre, não esqueça de ficar de olho no Instagram @chefdanielmagri.

E não deixe de comentar o que achou da receita.

Um grande abraço.

Até!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *