4

Maminha Recheada com Queijo: Inove no seu Churrasco

Fala aí comunidade, beleza? Hoje eu vou ensinar como fazer um corte recheado, a ideia é basicamente a mesma e você pode fazer com o corte que mais gostar, por exemplo: Fraldinha, Maminha, Cupim, Lombo, etc. Enfim, o importante é rechear. Essa é uma Ótima ideia para sair daquele Churrasco padrão e fazer um Churrasco pra surpreender a galera. Experimente fazer um corte recheado na sua casa e deixa nos comentários o que você achou. Agora vamos ver essa receita deliciosa de Maminha recheada com Queijo e Salsinha?

Youtube

Dica para comprar Maminha

Quando for comprar uma Maminha, seja para fazer recheada ou não, tem uma coisa que você precisa prestar atenção. A Maminha costuma ter uma falha na capa de gordura dela, a que eu usei dessa vez, como você vai ver, tem a capa de gordura uniforme. E o que isso significa? Significa que o corte vai ser melhor, mais macio. Se tiver uma falha apenas não precisa se preocupar, mas se não tiver nada de gordura, ou tiver muito pouco, pense bem antes de comprar. Isso porque a Maminha com pouca gordura provavelmente vai ser mais firme.

Limpeza para ter uma boa Maminha Recheada

Para aproveitarmos bem o corte vamos fazer uma limpeza nele antes. Retire as pelezinhas, porque elas vão ficar firmes e incomodar na hora de apreciar a sua Maminha Recheada.

Retire também o excesso de gordura, tente deixar as laterais bem retinhas, sem gordura sobrando. Assim vai te facilitar na hora de degustar o corte. Além disso, a apresentação dele vai ficar muito mais bonita né.

Como rechear?

Como cortar o corte para rechear?

Uma das maneiras de rechear é furando a carne na ponta maior, mais larga. Já fiz assim, funciona, não tem problema nenhum. Mas como a parte onde foi feita a bolsa (o espaço para rechear) é grande, a chance de vazar também vai ser maior. Por isso eu recheei de uma maneira diferente, fiz a bolsa na ponta mais fina do corte. Assim a chance de vazar vai ser menor.

Tenha bastante cuidado na hora de fazer a bolsa, coloque a faca devagar e com cuidado e tente sentir ela com a mão, em volta da carne, para saber onde ela está. Depois que já tiver furado a carne, venha raspando a lateral para fazer a bolsa. Faça isso do lado esquerdo, e depois repita no direito, ou vice versa.

Ao mesmo tempo em que você deve tomar cuidado para não furar, também deve cuidar para não fazer uma microbolsa. Na primeira você vai perder todo o recheio e na segunda nem vai conseguir rechear.

Se ficou alguma dúvida sobre essa parte assista o vídeo, lá tem o passo a passo. Assim tenho certeza que você vai conseguir rechear o seu corte com tranquilidade.

Recheando e amarrando o corte

Além da faca, use os dedos para abrir melhor a bolsa, faça isso porque vai te ajudar na hora de rechear.

Nessa hora você também precisa ter bastante cuidado para não forçar muito e acabar furando a carne. Pode rechear com bastante Queijo, mas devagar e com cuidado.

Agora, para amarrar é muito simples, basta usar um barbante e dar umas 3 voltas, faz uma e dá um nó, outra e dá um nó e assim por diante. Faça isso antes da bolsa né, se quiser pode usar mais de um pedaço de barbante para garantir que não vai vazar.

Amarre pelo menos 3 vezes, pode até fazer isso com 2 barbantes para garantir que não vai vazar o recheio. Amarre a uma distância considerável da bolsa de recheio.
Estou apontando para as bolsa, amarre os barbantes a uma distância considerável dela

Tempero para deixar essa Maminha Recheada ainda mais deliciosa

O tempero é bem simples, mas com certeza vai deixar essa Maminha que já é uma delícia, ainda mais gostosa. E qual o segredo? Alho! Hoje a Maminha vai ser para derrotar o Drácula e qualquer vampirada que estiver a solta. Deixando a brincadeira de lado, use um ralador para deixar o Alho como se fosse uma pastinha, desse modo vai espalhar melhor na carne para ela absorver bem o sabor, e também não vai queimar na hora de ir pra grelha. Você também pode picar bem picadinho, só toma cuidado porque se o Alho não estiver beeem pequeno, ele vai queimar na grelha e amargar.

Além do Alho vamos no básico Azeite (mais para ajudar a grudar do o Sal do que para temperar) e Sal de Parrilla. Uma pimentinha, seja ela qual for, pode ser Pimenta do Reino, Pimenta Branca, Pimenta Rosa, também já dá um diferencial para o tempero do seu corte.

Maminha Recheada temperada, imagem mostra a uniformidade da capa de gordura que resulta em uma carne mais macia.
Maminha Temperada (repare na uniformidade da Capa de Gordura)

Hora de mandar essa Maminha Recheada pra grelha. Vamo lá? Bora lá!

O tempo na grelha é aproximadamente 1 hora. A primeira parte é selar a carne, deixa a grelha mais perto da brasa para ter uma temperatura alta e sele todos os lados (cuidado para não pegar fogo no barbante). Depois suba um nível da sua churrasqueira e deixa terminar de assar. Lembre sempre de ir virando para assar bem de todos os lados.

Algo muito importante! Ninguém gosta de gordura crua, por isso deixa ela bem tostadinha que fica uma delícia.

Sempre sele bem todos os lados da carne e deixe descansar depois, esses dois passos ajudam a manter a suculência da carne.
Sele bem todos os lados da sua Maminha

Depois que estiver pronta deixe descansar alguns poucos minutos e agora amigo, é só servir a galera e saborear essa Delícia de Maminha Recheada. Você precisa fazer isso na sua casa.

CURSO DE CHURRASCO NA GRELHA

Você quer aprender ainda mais sobre churrasco? Então acesse o meu curso No Comando da Grelha, nele eu te ensino desde o básico até como inovar o seu churrasco na grelha com diferentes Cortes, Molhos e Acompanhamentos.

Muito obrigado por ler até o final. Se você quer ver mais receitas de Maminha, veja essa Maminha com Brócolis, Simples, Rápida e Deliciosa. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.

Um grande abraço.

Até!

Chef Daniel Magri

Navegação

4 Comentários

  1. Top de receita aqui tem um conhecido que vende ótimos cortes e há pouco tempo eu já meio bêbado kkk com o amigo e sem falar nada peguei uma maminha que comprei risquei ela na faça dos dois lados formando aqueles losangulos e mandei pasta de alho bem temperada de modo a entrar naqueles riscos e coloquei para assar e não é que ficou ótima e povo adorou, agora imagina eu fazer uma desta e sóbrio kkkkk vai ficar o top de linha, parabéns pela receita e ensinamentos, vou fazer !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.