0

Mérito brasileiro: as melhores cervejas nacionais

Mérito brasileiro: as melhores cervejas nacionais
Avalie este post

O gostinho de beber uma cerveja incrivelmente saborosa e saber que é brasileira não tem preço! Mas não sabemos por qual motivo, ainda há quem evite as cervejas nacionais tendo preferência somente pelas importadas.

Com a missão de acabar com essa bobagem, selecionamos 15 cervejas nacionais, que todo mundo deve experimentar algum dia. E claro, para essas sugestões descerem ainda mais redondas, também tem dicas do que harmoniza com cada uma das que consideramos as melhores cervejas nacionais.

Way Sour Acerola

Trata-se de uma cerveja nacional de baixo teor alcoólico com acidez e notas azedas de frutas maceradas, no caso a acerola. Possui uma cor laranja bem vibrante, espuma cremosa e de aparência turva. Harmozina com pratos agridoces e sobremesas bem doces.

Way Sour Acerola

Eisenbahn 5

A Eisenbahn 5 é uma cerveja nacional de tonalidade mais cobre e com o sabor bem intenso do malte, caramelo, pão e lúpulo. É uma das cervejas mais lupuladas do Brasil devido ao processo de dry hopping, que nada mais é do que uma segunda adição de lúpulos durante a maturação. Precisava estar entre as melhores cervejas nacionais dessa lista! Harmoniza com carnes de boi e porco, peixe, hambúrguer e queijos.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Eisenbahn 5

Dum Petroleum

Essa cerveja faz jus ao nome, trata-se de uma cerveja preta, desenvolvida em 2010 depois de muita pesquisa e trabalho. Possui um amargor bem pronunciado e aroma de café, chocolate meio amargo e malte. Essa cerveja nacional preta harmoniza muito bem com carnes vermelhas e sorvete de creme.

Dum Petroleum

Schornstein Bock

Uma cerveja nacional forte e encorpada com 7,0% de teor alcoólico, essa é a Schornstein Bock. Uma cerveja de cor avermelhada e espuma cremosa de tonalidade castanha clara. Seu aroma adocicado conta com notas carameladas e madeira. O sabor levemente amargo se faz presente no paladar. Essa é uma das melhores cervejas nacionais, que harmoniza com carnes vermelhas e queijos gordurosos.

Schornstein Bock

Klein Stout

A cerveja nacional Stout da Klein é feita com maltes torrados importados que dão a cerveja um sabor de café e chocolate, diferente das tradicionais cervejas nacionais escuras. Na sua fabricação é usado gás nitrogênio que produz uma espuma altamente cremosa. Essa cerveja que também é uma das melhores cervejas nacionais harmoniza com queijos, crustáceos e chocolates.

Klein Stout

Bodebrown Perigosa imperial IPA

A Bode Brown não poderia ficar de fora dessa lista com as melhores cervejas nacionais. Criada em 2010, essa cerveja segue o estilo  “Imperial IPA”, uma ótima pedida para os amantes de lúpulo. Possui uma tonalidade cobre, aroma cítrico e paladar bem amargo. Harmoniza com frutos do mar, caldos, queijos, comida japonesa, comida indiana e massas.

Bode Brown imperial IPA

Colombina IPA

O aroma frutado cítrico são características bem marcantes dessa cerveja nacional, além do notável amargor e sua cor âmbar acobreada. A Colombina IPA é uma autêntica American India Pale Ale. Possui espuma densa e aveludada, além de dry hopping com o lúpulo australiano que remete ao maracujá. Essa cerveja harmoniza com pratos gordurosos e cremosos e queijos como parmessão, pecorino e grana padano.

Colombina IPA

Colorado Demoiselle

A cerveja nacional Demoiselle varia entre a coloração marrom escura a negra, possui um líquido denso e ótima formação de espuma. O aroma de café é intenso lembrando um pouco o cacau em pó e o amargor do malte que é bem proeminente. Essa cerveja harmoniza com bolo de fubá, tiramissú e doces cremosos a base de chocolate.

Colorado Demoiselle

Petra Stark Bier

Também consideramos a Petra Stark Bier uma das melhores cervejas nacionais que existem. Trata-se de uma cerveja potente dominada pelo álcool (8,2% ABV) e pelo malte. O aroma é remete a toffee e biscoito. É uma cerveja que harmoniza bastante com fondue de queijo.

Petra Stark Bier

Tupiniquim Chocolate

A cerveja Tupiniquim Chocolate  possui uma coloração marrom escura, boa formação de espuma e boa durabilidade. O aroma primário é de chocolate, seguido por caramelo e baunilha. Essa cerveja nacional é equilibrada e o lúpulo não encobre as notas do cacau. Harmoniza com grelhados, assados, frutos do mar, frango e saladas.

Tupiniquim Chocolate

Blumenau Capivara

Uma cerveja nacional de aroma intenso com notas cítricas e maracujá sobre uma base de malte, trata-se de uma cerveja adocicada na medida certa. Possui uma tonalidade âmbar e espuma branca, cremosa e densa. A Blumenau Capivara harmoniza com um saboroso pernil com ervas.

Blumenau Capivara

Forest Bacuri

A Forest Bacuri também é uma das melhores cervejas nacionais que existem. O Bacuri, fruta nativa da Amazônia, é utilizado na receita dessa cerveja nacional. Com baixo teor alcoólico e bastante frescor, possui um aroma bem marcante, cor clara e sabor suave. Harmoniza com queijos, carneiro, comida indiana, camarão frito, caranguejo, caviar e lagosta.

Forest Bacuri

Bierland Russian Imperial Stout

A Bierland Stout é uma cerveja nacional da família Ale. Bastante rica, complexa e com sabor acentuado. O aroma dessa cerveja é levemente frutado, incluindo frutas escuras, como uva passa e ameixa. Harmoniza com carnes vermelhas, carnes de aves e acompanha bem sobremesas que possuem chocolate na receita ou sorvete de creme.

Bierland Russian Imperial Stout

Cevada Pura Irish Red Ale

A cerveja nacional Irish Red Ale tem uma coloração avermelhada e cristalina. Seu aroma possui notas tostadas e caramelizadas, além de nuances herbais obtidas através do processo de dry hopping. Essa cerveja harmoniza muito bem com carpaccio, grelhados e sobremesas com calda. Com certeza uma das melhores cervejas nacionais!

Cevada Pura Irish Red Ale

Já experimentou alguma dessas cervejas nacionais? Se ainda não teve a oportunidade, vale muito a pena! E para quem evita as cervejas brasileiras, fica a dica para experimentar os sabores do nosso país.

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.