10

O que é melhor: lata ou garrafa de cerveja?

O que é melhor: lata ou garrafa de cerveja?
4.3 (85%) 4 votes

Uma questão muito presente entre conversas de amigos cervejeiros diz respeito ao tipo de embalagem da bebida. Afinal de contas, é melhor uma garrafa ou uma lata de cerveja? Existem diferenças no sabor por conta do alumínio ou do vidro?

Sem delongas, já podemos adiantar que – em termos gerais – as diferenças são quase imperceptíveis aos paladares mais leigos. De fato, vale destacar que a receita para a fabricação da bebida é a mesma, independente do tipo de armazenamento.

Garrafa de cerveja vs Lata

Garrafa de cerveja

A garrafa de cerveja e a lata possuem o mesmo tempo de maturação. Contudo, a bebida na garrafa ganha mais carbonatação do que a lata devido ao material que veda as tampas por serem mais permeáveis aos gases que o alumínio. Sendo assim, o vidro impede a entrada de oxigênio e também evita reações químicas.

Como resultado, alguns especialistas dizem que a lata de cerveja e o chope são levemente mais suaves ao paladar. No entanto, mais uma vez é importante destacar que o consumidor comum praticamente não nota a diferença. Além disso, tanto a lata de cerveja quanto a garrafa contam com processos de pasteurização praticamente iguais. Isso é necessário para que ela possa ter um prazo de validade maior.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

A única diferença que pode ser um pouco mais presente na comparação com os dois tipos de armazenamento é em relação às latas de cinco litros. Segundo alguns mestres cervejeiros, esse tipo de recipiente – conhecido como KEG – possui ligas de ferro em sua composição e por esse motivo podem deixar a bebida com o sabor levemente oxidado ou então metálico.

Por fim, a questão dos efeitos da luz podem trazer algumas diferenças: a garrafa de cerveja tende a receber mais influências por não ser totalmente impenetrável. A lata de cerveja, por outro lado, acaba sendo mais segura nesse sentido, protegendo mais do que diversos tipos de vidro.

No entanto, é importante ressaltar que a garrafa de cerveja pode ser uma alternativa bacana de sustentabilidade, pois são retornáveis. Caso a embalagem for de vidro colorido – como é o caso da Baden Baden American IPA – a proteção contra a penetração de raios solares se destaca por ser maior.

Se você tem algum amigo que insiste em dizer que as diferenças entre a lata de cerveja e a garrafa são gritantes, mostre esse artigo para ele!

O fato é que a garrafa de vidro possui uma tradição muito maior que a lata, que entrou em cena apenas em meados do século XX. No entanto, ambas podem ser degustadas sem receio de estar perdendo muito na qualidade.

Porém, se você ainda tem opiniões adversas em relação a esse fato, que tal fazer seu comentário aqui abaixo explicando pra gente? Talvez mais pessoas por aí percebam as mesmas coisas que você.

Enquanto isso, para mais artigos desmistificando assuntos polêmicos do universo cervejeiro, fique de olho no conteúdo postado aqui no Chef com Cerveja! Também trazemos diversos posts com dicas de bares, rótulos, bem como os principais eventos que estão acontecendo no País.

Já que o assunto é polêmico, vale dar uma conferida aqui. Aproveite e já tire as suas dúvidas.

Até a próxima!

Navegação

10 Comentários

  1. Preferencialmente consumo cerveja em garrafa, pois acho mais saborosa. Na Alemanha as cervejas são vendidas na grande maioria em garrafa, talvez por questão ecológica. Alguns alemães me disseram que a cerveja em lata tem seu gosto alterado.

    • Bom dia Angelo.
      Essa discussão é longa tem gente que acha que o gosto altera outros não.
      O que sei é que na hora do envase nada muda, o mesmo liquido que vai para a garrafa vai para a lata.
      TEORICAMENTE a lata tem uma capacidade de proteger melhor o liquido da claridade, mas mesmo assim é difícil defender tanto a lata como a garrafa.
      Enfim, como disse essa “discussão” é longa e nem sei dizer se um dia vai ter fim.
      Um abraço!

  2. Entendo os fatores físico-químicos que favorecem as latas, mas isso é muito pessoal. Não deve ser algo meramente psicológico, creio que as pessoas, apesar de haver um padrão, uma média, tem diferentes percepções ante estímulos sensoriais.

    Consumo em ambas, mas, a depender da marca da cerveja (e composição; e qualidade) a garrafa favorece muito ao meu gosto. Principalmente, as que diversificam as fontes de carboidratos.

    • Bom dia Alan,
      Sem dúvidas. Local de conservação, transporte, temperatura de armazenamento entre outras situações faz toda a diferença no resultado final da bebida.
      É isso ai, valeu pela participação.
      Abraço.

  3. Na minha opinião a cerveja de garrafa é mais saborosa. Mas bom mesmo é o chopp. Há quem garanta que é o mesmo líquido da cerveja, mas o sabor é beeeem diferente. Nunca tereos uma espuma como o “colarinho”. Pra finalizar a melhor mesmo é a gelada no ponto certo.

  4. Oi boa noite!
    A cerveja envasada em lata não me desce bem quanto à em garrafa. Não consigo entender, parece ter um conservante.

    • Boa tarde Valdecy, tudo bem?
      Realmente algumas pessoas sente muita diferença da lata e da garrafa, mas uma coisa eu te digo, não é por causa de conservantes.
      Quando a cerveja não tem conservante na garrafa também não vai ter na lata.
      Abraço.

  5. Particularmente gosto mais das cervejas em garrafas. Acredito que o alumínio deve alterar o sabor. Um forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.