0

Oktoberfest – A história da festa alemã que conquistou o Brasil

Avalie este post

Quem é que nunca ouviu falar sobre a Oktoberfest, não é mesmo? A festa alemã conhecida por não deixar faltar cerveja no copo, na verdade é uma comemoração envolvendo um príncipe e uma princesa e que teve origem séculos atrás na Europa.

Antes de chegar ao Brasil e também em outros países, a Oktoberfest fez fama na Alemanha, lugar onde nasceu como festa de casamento e também recebeu os primeiros moldes do que conhecemos hoje. Como para nós, Oktoberfest é sinônimo de cerveja e novidades nesse mercado, vale a pena conhecer mais sobre a comemoração, e ficar por dentro não só da história da Oktoberfest, mas também de como essa comemoração chegou aqui no Brasil. Vamos lá?

A OKTOBERFEST FOI UMA FESTA DE CASAMENTO

Oktoberfest

Casamento e cerveja tem tudo a ver, não é verdade? E não é que toda essa coisa de Oktoberfest começou com uma celebração de casamento. Era o casamento do príncipe da Baviera com a princesa Theresa da Saxônia-Hildburghausen, na ocasião todos os moradores de Munique foram convidados para festejar com os noivos. Durante a celebração houve competições, muita comida e bebida, música e dança. A festança conquistou o povo e passou a ser organizada todos os anos desde 1810, exceto s 24 vezes, que não foi realizada por motivos de guerras.

Durante muito tempo, apesar de já receber visitantes desde 1840, não rolava cerveja na Oktoberfest, a bebida era proibida e só foi liberada no ano de 1918. Demorou, não é verdade? Já em nossos dias, o consumo de cerveja na Oktoberfest de Munique chega a sete milhões de litros de cerveja, fazendo da bebida a marca registrada da festa.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

A OKTOBERFEST NO BRASIL

Oktoberfest no Brasil

A boa fama da festa atraiu outros países, principalmente, aqueles que abrigavam imigrantes alemães. No Brasil, a Oktoberfest foi celebrada pela primeira vez no ano de 1978, na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina, mas se popularizou em Blumenau. A primeira Oktoberfest de Blumenau foi celebrada em 1984, depois de uma enchente que a cidade teve que enfrentar.  A festa que a princípio era para animar a população abalada pela tragédia, acabou se tornando uma das maiores comemorações do Brasil.

A Oktoberfest de Blumenau recebe anualmente uma média de 700 mil pessoas por ano, durante a festa os turistas e moradores além de apreciarem ótimas cervejas, também assistem a desfiles de danças típicas, grupos de tiro, trajes e culinária alemã e ainda podem presenciar a escolha da rainha da Oktoberfest.

A Oktoberfest 2016, por exemplo, registrou recorde de público dos últimos quatro anos de festa e esgotou os ingressos para participar do evento. A cidade de Blumenau recebeu em apenas um dia de festa cerca de 66.380 pessoas, já nos 19 dias de Oktoberfest 2016 houveram 534.806 pessoas presentes que consumiram 663.247 litros de chope. Quem conseguiu participar do evento, pôde experimentar 40 tipos de chope de oito cervejarias presentes na festa. Os visitantes e moradores também contaram com uma novidade na Oktoberfest 2016, foi construído um parque de diversões, um espaço funcional e um lounge feminino. Esses detalhes deixaram o evento ainda mais atrativo.

E aí, ficou com vontade de participar da edição brasileira da Oktoberfest? Depois de conhecer tanta história bacana e ficar por dentro da qualidade do evento, não é de admirar sentir vontade de participar da festa. A boa noticia é que a Oktoberfest também acontece todos os anos aqui no Brasil, então se você quiser participar é só esperar por 2017.

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes e deixe seu comentário pra gente. Vamos adorar saber o que você tem para nos dizer. Não deixe de ver os outros posts aqui do Chef com Cerveja para conhecer ainda mais sobre o universo cervejeiro!

Até a próxima!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *