0

Pastel de forno ou Empanada? Você sabe a diferença?

Pastel de forno ou Empanada? Você sabe a diferença?
4 (80%) 1 vote

É muito engraçado como alguns pratos da gastronomia mundial gera “discussão”, e o Pastel de Forno X Empanadas não fugiram desse embate!!!

Para mim essa dúvida surgiu quando nas minhas navegações pela internet acabei entrando em um blog onde uma pessoa postava uma receita de Pastel de Forno, desculpa não mencionar aqui, realmente não marquei o blog e em um dos comentários a leitora “corrigia” a blogueira dizendo que aquilo não era pastel de forno, era uma empanada.

Explicando de uma forma muito simples e objetiva  a receita era uma massa de pastel dessas compradas em mercado com recheio de carne e assada no forno. Em teoria essa massa é somente para fritura, fui ao mercado e das Cinco marcas que encontrei nenhum nem sequer menciona a opção de assar, fiz o teste e o resultado final foi esse abaixo.

Pastel de forno

Massa de Pastel com Recheio Assada

Ficou bem bonito né?

Se você for um grande conhecedor ou mesmo consumidor de Empanada, vai dizer: Isso não Empanada nem aqui, nem na China. E se você não for um nem tão grande conhecedor assim vai se perguntar por que? Empadas sempre são em Meia Lua! Fiz esse formato só para testar, mas também fiz a tradicional meia lua.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Fiz uma pesquisa no Wikipédia para tentar me ajudar a responder essa pergunta e no final descobri que existe vários tipos de massas e principalmente vários tipos de recheios e que varia bastante de Pais para Pais. Desde a Espanha até vários países da América do sul como Chile e as tão famosas Empandas Argentinas.

Claro que não trouxe esse assunto a tona somente para falar de coisa que encontrei na internet, vou aproveitar e falar um pouco da minha experiência profissional e pessoal para também dar os meu pitacos.

Em 2008 eu fui para a Argentina fazer um curso de Cozinha Contemporânea e fiquei hospedado na casa de uma mulher que coincidentemente fazia evento na casa dela, então também se envolvia no campo gastronômico, no dia de ir embora ela resolveu me ensinar a fazer as famosas Empanadas que eram tradição na casa. Me ensinou o passo a passo do recheio, me lembro até hoje que ia banha de porco, não me lembro em detalhes todos os ingredientes, mas ficou uma delícia, porém outra coisa que também não esqueço é que a massa que utilizamos foi exatamente essas comprada em mercado, mas no caso fritamos.

Meus dois outros contatos com Empanadas foram nas famosas feirinhas que acontecem em Curitiba. Nesses locais eu já comi as chamadas Argentinas com  pedaços de carne e são fritas, e as Chilenas também com recheio de carne que são assadas, eu achei a massa das Chilenas pesadas, não me agradou muito, mas isso não quer dizer todas as Empanadas Chilenas são pesadas e ruins, só estou relatando a minha experiência com essa banca em específico.

A minha ficou assim:

Harviestoun com Pastel de Forno

Feita em Meia Lua Harmonizada com Harviestoun Lager

Antes de finalizar o assunto Empanda X Pastel de forno gostaria de falar da cerveja que escolhi para a degustação. Uma “disputa” tão acalorada não podia ser harmonizada com qualquer cerveja. Pelas características do Prato, inclusive o fato de não serem fritas tinha certeza que ficaria perfeito e foi o que aconteceu.

Harviestoun Schiehallion foi eleita a melhor lager do mundo pela revista Beers of the World em 2008. Tá bom para você? A cerveja realmente merece o reconhecimento.

RECEITA

01 Harviestoun Schiehallion, pensando bem uma só é pouco. rs muito pouco

01 Pacote de massa pronta de Pastel
400 g Mignon cortado em cubos pequenos (ou outra carne macia)
1/2 Cebola cortada Juliana
01 Dente de alho picado
02 colheres de sopa de mostarda
07 Fatia de mussarela
50 ml Azeite
01 Gema de ovo
03 Ramos de salsinha (somente as folhas)
01 Talo de palmito (De conserva)
Sal a gosto
Pimenta Branca a gosto

 PREPARO

Em uma frigideira aqueça 20 ml de azeite e quando ela estiver bem quente coloque metade do mignon picado já temperado com sal e pimenta branca, não abaixe o fogo, mexa com uma colher quando for necessário, o processo deve ser bem rápido, vai variar muito de acordo com o seu fogo e sua frigideira (preferência com teflon), então quando a carne não estiver mais vermelha e ficar “marron”  retire imediatamente, coloque em uma vasilha e repita o processo com a carne restante. Na mesma frigideira (sem lavar), coloque 10 ml de azeite, a cebola, o azeite e refogue até a cebola ficar transparente, coloque o palmito picado, mexa por mais trinta segundos e misture a carne.

Cubos de Mignon Grelhados

Cubos de Mignon Grelhados

Deixe esse recipiente apoiado com um dos lados em algo mais alto para que o liquido que sair da carne possa ser retirado deixando a carne sem esse “suco”, acrescente a mostarda, a cebolinha picada e está pronto o recheio. Em uma tábua ou prato coloque uma lâmina de massa, verifique se tirou o plástico dos dois lados da massa, coloque o recheio de carne e a mussarela no centro e em volta molhe com água , cubra com outro disco e  aperte em volta do recheio para facilitar quando for fazer o fechamento.

Fechamento Pastel de Forno

Fechamento

Se fizer a meia lua é só dobrar um lado sobre o outro com o recheio no centro, sempre lembrando de molhar com água.

Depois de fechado pincele gema de ovo misturada com um pouquinho só de água e coloque para assar em forno pré aquecido em 200 ºC por aproximadamente 15 minutos, mas é sempre bom ficar de olho, por que esse tempo pode variar de forno para forno.

Pastel de forno fechado

Pronto para entrar no forno

Não estranhe, a massa vai ficar bem crocante, bem diferente do Pastel frito.

Ah, uma dica do blog que infelizmente não me lembro. Unte a forma com margarina, só unte não enfarinhe. A margarina pode colocar sem exageros.

Para encerrar o assunto talvez a dúvida continue, por que como disse anteriormente já vi e li sobre várias massas e texturas, então como é uma massa de Pastel acho melhor considerar Pastel de forno mesmo.

CERVEJA

harviestoun lager

Harviestoun Lager

A Harviestoun Schiehallion é uma Premium Lager completa e super saborosa. Me refiro a ela como completa por que seus aromas são maravilhosos e criam uma expectativa do que virá no paladar. O lúpulo aparece sem agressão nenhuma causando uma bem estar na boca e deixa um pequeno retrogosto super agradável.
Origem: Escócia
Volume: 33o ml
Graduação alcoólica: 4,8%

HARMONIZAÇÃO

Essa cerveja tem um equilíbrio muito bom entre malte e lúpulo, porém o lúpulo se destaca sutilmente e isso fez com que a harmonização com o recheio de mignon que não é uma carne gorda e o toque de mostarda entrasse em perfeita harmonia.

DICA DO CHEF

Sempre que for grelhar cubos de carne, grelhe o mais rápido possível para evitar que resseque, fique sem gosto e duro.

E você já harmonizou algum Pastel ou Empanada com alguma cerveja? Divide ai com a gente.

Um grande abraço.

Até!

 
Você também vai gostar de:
CERVEJA ENGORDA? MITO OU VERDADE?
CERVEJA PURO MALTE: CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER!
CONHEÇA AS 10 CERVEJAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.