A picanha definitivamente é um dos cortes favoritos dos brasileiros. Isso se não for O Corte Favorito. Ela é a Rainha do Churrasco.
Agora eu vou te mostrar no que você precisa prestar atenção na hora de comprar a sua picanha, como preparar esse corte incrível e ainda dar uma dica de acompanhamento.
Como comprar uma boa picanha
Deve-se tomar muito cuidado na hora de comprar este corte, para comprar uma boa picanha e também apenas picanha, e não coxão duro, por exemplo.
Preste atenção na 3° veia
A picanha e o coxão duro são dois cortes localizados na traseira do animal. Porém o coxão duro, como diz o nome, é uma carne mais firme. Isto porque é uma região mais afetada pela movimentação do animal, exigindo mais força.
A picanha, no entanto, está em um local privilegiado, onde não há o esforço físico pela parte do animal. O resultado é claro, é a sua maciez.
Preste atenção nas veias do corte, a partir da terceira acaba a picanha e começa o coxão duro. É possível identificá-las apertando, pois possuem bastante circulação de sangue.
Capa de Gordura
Preste atenção se a carne possui bastante gordura e se esta é uniforme. Uma boa quantidade de gordura significa um animal bem alimentado. É necessário também prestar atenção a coloração da gordura, quanto mais amarelada for, mais velho será o animal.
Peso
Ainda que o peso da picanha varie de acordo com o tamanho e raça do animal, o peso médio é em torno de 1 kg. Caso o peso seja superior a isso preste atenção, porém sabendo da dica da 3° veia você pode identificar até onde vai a picanha com tranquilidade.
Como preparar este corte incrível
Existem diversas maneiras de preparar a rainha do churrasco. Quando se trata de grelha, o meu preferido é cortar em stakes, isto é, pedaços de aproximadamente 2 dedos de altura.
Eu corto os stakes e mando pra grelha, mas é possível colocar a picanha inteira na churrasqueira, selar de todos os lados e depois cortar os stakes.
Além disso, é possível também, fazer ela inteira. Tem um vídeo meu no canal do Youtube, onde após alguns stakes feitos sobrou a ponta da picanha, fiz ela assim mesmo e ficou simplesmente incrível. Acesse o vídeo abaixo para dar uma olhada.
Sal antes x Sal depois
Esta é uma pergunta recorrente no mundo do churrasco. Ao falar de um churrasco mais tradicional, sem dúvida a resposta será “sal antes”. Porém, não devemos ficar presos às ideias, principalmente quando a inovação nos mostra que o churrasco pode sim ser feito com o “sal depois”.
Devemos levar em consideração o tipo de sal utilizado, para que você possa aprender mais sobre sais tenho um outro post no blog falando sobre isso.
No vídeo eu temperei a picanha depois, utilizando flor de sal, que é um sal de finalização, igualmente ao sal de escamas.
Farofa como acompanhamento
Para acompanhar, no vídeo eu ensinei uma base de farofa super simples, você vai usar manteiga, cebola e farinha. Caso queira, pode acrescentar bacon ou calabresa, por exemplo. Fique a vontade para usar a criatividade e fazer uma farofa incrível.
Muito obrigado por ler até o final. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.
Um grande abraço.
Até!
Chef Daniel Magri