0

Providência Jararapa. Por que harmonizar com Hambúrguer?

Qual é o seu grau de relacionamento com Harmonizações entre Cervejas Artesanais e comida de uma forma geral?

Eu sei que esse assunto é muito novo no Brasil, uma grande parcela das pessoas ainda acha que Cerveja é aquele líquido sem graças que é para ser consumido em grande quantidades por uma tarde inteira até ficar bêbado e que malemá harmoniza com um amendoim ou um churrasquinho no domingo.

Um dos exemplos que isso está mudando é o fato de você estar lendo esse post em um Blog que é focado nesse assunto e em contra partida o fato de eu escrever nesse Blog trazendo semanalmente dicas sobre esse assunto, mas uma prova ainda maior é o livro que o Mestre Cervejeiro de uma das maiores Cervejarias dos E.U.A  Garret Oliver que também é cozinheiro nas horas vagas, escreveu com 546 páginas onde aborda esse assunto tentando mostrar o quanto essa experiência pode ser prazerosa.

a-mesa-do-mestre-cervejeiro

Já li e estou relendo.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Eu quis falar um pouco mais sobre esse assunto por que eu fico com a sensação de que tirando os exemplos que citei acima, a única outra opção de Harmonização com Cervejas Artesanais é com Hambúrguer. Talvez eu tenha ficado com essa impressão pelo fato de sempre visualizar nas redes sociais, eventos de Cervejarias ou Lojas de Cervejas Especiais onde a única opção de comida são os Hambúrgueres.

Primeiro é importante que você saiba que não tenho nada contra essa opção de harmonização, segundo que tenho certeza que isso está mudando e acredito que logo esses eventos terão mais opções (sei que alguns já tem), e terceiro que já que essa é uma opção que muita gente gosta, eu quis trazer para você uma receita que fica um delícia e se você ama essa combinação, siga essa receita que vou passar logo abaixo que não tem erro e você vai se apaixonar.

Um dos estilos que mais gosto de Harmonizar com Hambúrguer é o Pale Ale por alguns motivos que vou comentar ao longo do texto.

Antes de passar a receita vou comentar um pouco sobre a Cerveja que degustei dessa vez.

Cerveja

Providência Jararapa

providência jararapa

 

providência jararapa copo

 

Principais Aromas:
Aromas principalmente cítricos, e um leve caramelo.

Principais Paladares:
Bom equilíbrio entre o malte e o lúpulo, você sente um leve adocicado que lembra caramelo, mas com amargo presente e um  leve retrogosto também amargo.

Pais de Origem:
Brasil

Volume:
500ml

Sugestão de Harmonização:
Hambúrgueres de Carne Bovina, carnes vermelhas grelhadas com gordura moderada também são uma boa opção

Opinião sobre a Cerveja:

Rótulo criativo e nome que ajuda a compor o nome do estilo da cerveja mostra a preocupação em todos os detalhes da Cervejaria, bem bacana a ideia.

Um boa Cerveja com um bom custo benefício. Vale a pena conhecer.

Seus 5,2% de ABV não são perceptíveis, um bom exemplar de Pale Ale.

Prato

Hambúrguer Caseiro (Serve 01 pessoa)

hambúrguer caseiro

Receita

Ingredientes

01 Pão de Hambúrguer

01 folha de alface

04 folhas de rúcula

01 ovo

01 fatia de tomate grossa

02 fatias de mussarela

180 g de carne moída magra

20 g de bacon (com menos carne possível).

O rei de um bom lanche como esse é a proteína que vai dentro, nesse caso o Hambúrguer de carne bovina, mas todos os outros ingredientes também são super importantes, então não deixe de se preocupar com esses itens também.

Para fazer o Hambúrguer:

Você deve pensar em uma conta simples de 80 X 20. 80% de Carne moída e 20%de Bacon moído. Muito simples né? Mas extremamente saboroso!

Para fazer um hambúrguer de 200 g, um ótimo tamanho, inclusive foi o caso nesse lanche da foto, compre 180 g de carne moída e misture com 20 g de Bacon moído, peça para o Açougueiro moer tudo junto se possível, se por algum motivo ele disser que não pode moer o bacon, tudo bem é só picar bem picadinho com a faca e misturar com a carne moída.

Se você quiser de verdade fazer um Hambúrguer caseiro e no nível das melhores Hamburguerias do Mundo, além da carne e do Bacon, não coloque MAIS nada, somente sal e pimenta moída na hora. Por favor não coloque cebola, alho, caldo de carne, cominho, unha de gato, asa de morcego, mais nada, entendeu?

Depois de misturar a carne no bacon, molde com as mãos ou com o auxílio de uma aro.

Preparo

Aqueça uma frigideira de teflon com um fio de azeite, quando ela estiver muito quente, coloque o hambúrguer, tempere com sal e pimenta moída na hora, deixe de 3 a 4 minutos, vire, tempere novamente com sal e pimenta moída, deixe mais uns três a quatro minutos, quando estiver no ponto que você gosta, coloque as fatias de mussarela por cima e tampe por 1 a dois minutos, tome cuidado, se derreter muito o queijo ele vai descer por todo o lanche e você pode perder um pouco do queijo.

Em uma outra frigideira com teflon coloque um fio de azeite, quando começar a esquentar coloque o ovo, já sem a casca, tempere com sal e tampe, abaixe o fogo espere fritar, se houver a necessidade vire o ovo uma vez para não deixar a gema mole.

Esterilize as folhas e o tomate antes de colocar no lanche.

Faça a montagem

Na parte inferior do pão comece a montagem pelo hambúrguer, o ovo, o tomate e as folhas.

Dica Importante:

Você pode substituir o bacon por gordura animal levando em consideração os 80×20 (Se Você deixar o hambúrguer mal passado a gordura pode ficar crua no meio e não ficar muito legal).

Harmonização

Providência Jararapa com Hambúrguer Caseiro

providência jararapa harmonização

Essa harmonização realmente fica uma delícia primeiro por que esse lanche feito com carinho e de forma artesanal é simplesmente fantástico, somado a essa Cerveja que tem um amargo que corte a gordura do hambúrguer faz uma verdadeira festa na boca, não só isso faz essa combinação ficar espetacular, os maltes tostados criam uma conexão maravilhosa com o tostado do hambúrguer, lembra que você grelhou ele em fogo alto.

Se você consome essa harmonização normalmente na rua, te desafio a fazer na sua casa, tenho certeza que será a sua melhor experiência com Hambúrguer e Cerveja.

Simplesmente uma delícia!

Dica do Chef

Você deve ter percebido que eu coloquei folhas de rúcula na receita, mas na foto não tem. Realmente nesse lanche não coloquei, mas já fiz essa experiência e posso dizer que os sabores cítricos da Cervejas ficam ainda melhor com o sabor levemente ardido característico da Rúcula, não deixe de colocar quando fizer essa harmonização para a sua experiência se tornar ainda melhor.

Você já arrisca harmonizar Cervejas Artesanais com Pratos que não sejam Hambúrgueres?

Tem alguma receita bacana de Hambúrguer para me passar? Se tiver é só mandar, vai ser um prazer dividir com os outros leitores aqui do blog.

Não se esqueça: Coma bem, beba melhor!

Um grande abraço.

Até!

 

 

 

 

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.