0

Como fazer uma Pururuca sem Segredos, sem Mistério e sem Erro!

Fala aí comunidade, beleza? Hoje quero falar com vocês sobre a tal Pururuca. Ela é muito desejada em qualquer corte suíno com pele, é claro né, porque a pele do porco fica crocante e muito mais gostosa. Então fica aquela vontade de fazer, mas também fica aquela dúvida, como? Já vi pela internet vários segredinhos e truques mágicos para alcançar a desejada Pururuca. Desde deixar na geladeira com sal grosso de um dia para o outro ou furar a pele, até colocar cachaça ou bicarbonato. Essas dicas funcionam? Devem funcionar, não estou fazendo o post para dizer que não funcionam. A questão é: precisa de tudo isso para conseguir uma Pururuca Perfeita na Churrasqueira?

Opa, antes de ir pro post, se acaso você gosta de assistir churrasco no celular, no computador, na tv, eu tenho vídeos de churrasco para você, e eles vão te deixar com água na boca. Dá uma olhada lá no nosso canal do Youtube e aproveita para se inscrever e ativar o sininho.

Que corte vamos fazer a Pururuca hoje?

Falei tanto da Pururuca que esqueci de falar da carne. Achei esse corte lindo lá no açougue e tive que pegar, é uma mistura do Lombo e da Costela. De um lado tem o Contrafilé e do outro é como se fosse um T-bone, tem Contrafilé e Filé Mignon. Pelo tamanho do corte dá para ver que é de um leitãozinho.

Antes de partirmos para os temperos vou deixar uma foto para você ver um pouco do corte e já ficar com água na boca. Meu amigo churrasqueiro, não esqueça de fazer a limpeza do corte, tem umas pelezinhas no Mignon e na Costela que eu sempre tiro porque fica ainda melhor para saborear o corte.

Corte Suíno
Tem Lombo, tem Costela, tem Contrafilé e é uma delícia

Temperos que combinam com Carne de Porco

Se você quer saber fazer uma Pururuca também precisa aprender a temperar o seu corte suíno, certo? Não vou te passar aqui todos os temperos, mesmo que talvez isso seja uma ótima ideia para um futuro post. Mas vou te falar os temperos que usei nesse corte e tenho certeza que já vão te dar umas boas ideias de como temperar os seus.

Limão, você precisa jogar um Limãozinho na sua carne de porco. Como o corte é grande (não é pequeno igual um steak por exemplo) eu capricho no Limão e no Alho. O Alho também é muito necessário, gosto de colocar ele bem raladinho e espalhar bem.

Coloquei Semente de Coentro macerada, esse também marca presença nos meus Churrascos Suínos. Além de dar sabor também deixa o seu Porco com um Aroma Incrível.

Um tempero que eu usei, mas não é tão frequente é o Sweet Rub. Um Rub pronto que como o nome já diz, tem um sabor adocicado. Além do Açúcar, dois ingredientes aqui eu acho que combinam com Carne de Porco e deixam ela muito Saborosa. Estou falando do Endro (Dill em inglês) e da Canela. Você pode procurar comprar um Sweet Rub, ou pode usar um desses ingredientes citados que já vai ajudar muito. A dica aqui é optar pelo contraste com o adocicado, porque fica simplesmente ANIMAL com Porco. Tanto que o molho que tradicionalmente acompanha uma Costelinha Suína nos EUA é o agridoce Molho Barbecue.

Vamos pra Churrasqueira fazer essa Pururuca?

Um detalhe, que talvez seja o “único segredo” da Pururuca, está na hora de temperar. Os temperos que eu citei antes coloquei por todo corte, com exceção da pele, na pele é só Sal, e percebi que sempre faço isso. Então talvez esse seja um requisito para alcançar a nossa desejada Pururuca.

Mas não precisa colocar mais nada não, e nem deixar de um dia para o outro. O tempero que eu fiz até poderia marinar, 1h ou mais, mas eu só temperei e mandei pra Grelha. Então essa é a dica que eu quero te dar, você pode até deixar temperada de um dia para o outro, deixar com Sal Grosso na pele e etc. Entretanto eu não quero que você deixe de fazer Churrasco caso não tenha todo esse tempo disponível. Comprou o corte no açougue, chega em casa, tempera e manda pra brasa, não precisa ter medo.

Já que não tem truque mágico para fazer Pururuca, como que se faz então?Você precisa deixar em uma temperatura alta por tempo suficiente, é só isso. No vídeo você pode ver que eu deixei primeiro com a parte da pele pra cima por um tempo e depois coloquei ela para baixo. Quando eu coloquei pra baixo, não deu muito tempo e ela já começou a pururucar. Isso porque a temperatura estava boa para isso. Aí eu deixei ela ficar aquela pururuca bem gostosa e subi a grelha, porque não adianta a pele ficar crocante e a carne crua. Mas você também pode fazer o processo contrário, deixar a carne ficar mais ou menos no ponto primeiro e depois pururucar.

Tá pronta essa delícia

Essa carne ficou no total aproximadamente 2 horas na grelha, depois disso tira e deixa descansar um pouco, isso ajuda tanto a carne quanto a pele.

Como fazer Pururuca
Você pode fazer uma Pururuca assim sem nenhum truque mágico

Ficou muito linda essa pururuca né cara? E te garanto que também ficou uma delícia. Segue essa dica aí, tempera bem o corte e você vai ter um Churrasco Incrível. Você precisa fazer na sua casa! Só não esquece de deixar o seu comentário né.

CURSO DE CHURRASCO NA GRELHA

Você quer aprender ainda mais sobre churrasco? Então acesse o meu curso No Comando da Grelha, nele eu te ensino desde o básico até como inovar o seu churrasco na grelha com diferentes Cortes, Molhos e Acompanhamentos.

Muito obrigado por ler até o final. Se você gosta de uma carninha de Porco se liga nessa Bisteca à Pururuca com Abacaxi. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.

Um grande abraço.

Até!

Chef Daniel Magri

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.