0

Receita de Ossobuco Assado | Passo a passo com fotos!

Receita de Ossobuco Assado | Passo a passo com fotos!
3 (60%) 1 vote

Se você está procurando uma receita perfeita de Ossobuco assado você realmente encontrou uma que é uma delícia.

Ao invés de ser feita na Panela de Pressão como muita gente faz, essa receita de Ossobuco assado é feita no forno. Isso facilita e muito deixar na textura que você deseja sem correr o risco de ficar todo molengo e desmanchando.

Está na receita, mas vale a pena repetir, deixe uma hora, depois disso vai dando uma olhada de tempos em tempos até chegar na textura que mais te agrada.

Caso você ainda não saiba, esse Blog é focado em harmonizações de Cervejas Artesanais com pratos variados do brasil e do mundo, se te interessar, clique aqui e veja com qual Cerveja eu Harmonizei esse prato.

Bom apetite, aproveite!

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Prato

Ossobuco Assado com Molho de Tomates, Funghi Secci e Polenta Trufada.

Ossobuco assado

Receita

Ingredientes:

02 pedaços de Ossobuco

50g de Farinha de trigo para o Ossobuco

01 colher de sopa de óleo

500g de molho de tomate (Ralo, ele deve estar ralo e não encorpado).

01 Alho Grande Picado

01 Cebola Grande Picada

01 Ramo de Tomilho

01 Ramo pequeno de Alecrim

01 Cenoura média picada

02 Folhas de Louro

02 tomates sem pele e sem sementes em cubos

10 g de Funghi Secchi

50 ml de água para hidratar o Funghi

400ml de água para a Polenta Trufada

01 colher de Sopa de Cream Cheese

60g de Polenta

Sal a Gosto

Pimenta moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

A primeira coisa que você deve fazer é colocar o Funghi para hidratar na água, depois de mais ou menos duas horas, deve estar ok, pique, deixe em pedaços pequenos, reserve para acrescentar ao molho, não jogue fora a água, ela também entra no molho.

Tempere o ossobuco com sal e pimenta, passe na farinha de trigo e amarre um barbante como está na foto para ele não abrir enquanto está assando.

Ossobuco

Ossobuco com farinha

Depois de passada a farinha, sele os dois pedaços por todos os lados em um frigideira bem quente com um fio de óleo e reserve.

Em uma panela, coloque um fio de óleo, a Cebola, o alho, a Cenoura, refogue até a Cebola ficar transparente, acrescente os tomates, o molho de tomate, o tomilho e o alecrim, por fim o Funghi com a água em que ele foi hidratado.

Transfira o Ossobuco para uma assadeira pequena, cubra com o molho, feche com Papel alumínio e leve ao forno pré aquecido em 180ºC por 1hora.

Preste bastante atenção!

Vejo muita receita por ai dizendo para deixar o ossobuco assado 2h, 3h eu sugiro que você comece a verificar depois de 1h. Eu não tenho dúvidas que depois de 2h o ossobuco assado vai estar molinho, desmanchando, mas é ai que mora o perigo, se estiver desmanchando perde todo o encanto do prato, molinho sim, inclusive como esse da foto, desmanchando não.

Quando ele estiver pronto, mantenha ele no forno e faça a polenta.

Em uma panela, esquente a água até levantar fervura, com o auxílio de um fouet vá colocando bem devagar a polenta e mexa com cuidado para não empelotar, quando estiver na consistência desejada, acrescente o Cream Cheese, mexa até dissolver, tempere com sal e pimenta e sirva na sequencia com o Ossobuco.

Dica muito mais do que importante!!!

Tutano Ossobuco

Para muita gente o melhor pedaço do Ossobuco é o Tutano, aquela gelatina que fica no meio do osso, para você ter uma ideia, tem restaurantes que o Prato já vem com uma colherzinha da cozinha para a pessoa comer.

Algumas pessoas acham nojento e não comem, eu acho uma delícia, bom da para ver o quanto eu gosto pela foto né? rs Não deixei nada.

Experimente!

Espero que tenha gostado da receita de ossobuco assado, depois me diz se deu tudo certo.

Caso tenha esquecido de clicar lá em cima e conferir com qual Cerveja eu Harmonizei esse Prato, o link está aqui mais uma vez.

Se gostou do prato, quer servir uma sobremesa,  mas está sem ideia de qual fazer, veja aqui uma Mousse de Chocolate Branco ou esse Petit Gateau que “derrama” calda por todo o prato.

E não se esqueça: Coma bem, beba melhor!

Um grande abraço, te vejo na próxima receita.

Até!
Você também vai gostar de:
CERVEJA ENGORDA? MITO OU VERDADE?
CERVEJA PURO MALTE: CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER!
CONHEÇA AS 10 CERVEJAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *