0

Rota de Cerveja Artesanal: Mondial de La Biere no Rio de Janeiro!

Avalie este post

Que o Rio de Janeiro é uma ótima cidade pra degustar boas cervejas não é novidade. As belezas naturais, o clima e a receptividade de seus moradores faz com que esse estado seja um dos mais queridos pelos brasileiros. Contudo, você sabia que o Rio não é somente um bom lugar para beber cerveja, mas também para produzi-la? E o melhor disso tudo é que já existe uma rota cervejeira na região serrana que promete fazer muito sucesso.

Estamos falando da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, uma associação que une diversos municípios com uma paixão em comum: a produção de cerveja artesanal cheia de sabor e história.

Rota de Cerveja Artesanal do Rio de Janeiro

Petropoles - Rota de cerveja artesanal                                                                                 Cidade de Petrólopes – RJ

Essa rota, que fica mais especificamente na Serra Verde Imperial, integra tanto grandes quanto pequenos produtores da bebida, sendo uma boa oportunidade para conhecer rótulos pouco conhecidos no País. Outro ponto interessante é que nos passeios ainda estão inclusos visitas a brewpubs (bares que produzem cerveja artesanal no próprio local).

As cidades que fazem parte do roteiro turístico são: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena. A Rota Cervejeira faz parte de uma iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (ACCERJ-TUR), com apoio do Sebrae.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Vale ressaltar que os criadores do pacote não apostam exclusivamente no potencial cervejeiro da região. Apesar das praias serem o maior atrativo do Rio de Janeiro, a região serrana também conta com belezas naturais incríveis.

Obviamente, a proposta é diferente quando comparada a atividades beira-mar. Porém, quem gosta de natureza e história pode se encantar com as cachoeiras, montanhas e centros históricos das cidades que integram a Rota Cervejeira. Além disso, pode conferir de perto traços da colonização europeia da região.

Mondial de la Biere

Mondial de la Biere - Cerveja Artesanal

 

Como se não bastasse todas os motivos bacanas descritos acima, temos mais uma razão para você se planejar para visitar a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.

O evento Mondial de la Biere, que aconteceu este ano no estado, apresentou uma novidade criada pela associação. Trata-se da “Cerveja das Montanhas – Primavera 2016”, fabricada de forma colaborativa entre as cervejarias que integram a Rota.

Como diferencial, ainda podemos destacar que a bebida foi produzida com “água especialíssima” da Serra do Rio. E como resultado, foi oferecida uma Hop Saison de sabor leve e com aroma e sabor bastante característicos.

Essa cerveja conta com os lúpulos nobres Polaris, Mandarina Bavária e Huell Mellon. Porém, a associação não divulgou um quarto lúpulo utilizado na receita – um ingrediente secreto que fez toda a diferença no sabor da bebida, que apresenta teor alcoólico de 7,2%.

Segundo relatos do público presente no evento Mondial de la Biere – que foi de quase 12 mil pessoas – a Saison fez sucesso. Não faltaram elogios não apenas ao sabor da cerveja, mas também pela iniciativa que celebra a união entre os mestres cervejeiros.

Você já conhece a Rota de cerveja artesanal na Serra do Rio de Janeiro? Conte sua experiência aqui no Chef com Cerveja.

Agora, caso tenha ficado com vontade de fazer as malas e partir para essa aventura cervejeira, compartilhe este post nas suas redes sociais e convide seus amigos para se juntarem a você!

Nos vemos em breve.

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *