0

Sal para Churrasco. Não é apenas com sal grosso que se faz um belo churrasco. Veja outras opções!

Avalie este post

Se você acha que sal para churrasco é apenas o sal grosso, devo dizer que você deve repensar os seus conceitos, existem muito mais opções no mercado.

Quer saber quais são? Continue lendo que vou falar agora cada um deles.

Vou focar nos sais que mais uso, pode ser inclusive que você use algum que não vou citar aqui, beleza, se quiser acrescentar pode fazer isso lá nos comentários.

Antes de entrar diretamente no assunto eu preciso te lembrar que fiz um manual completo de como fazer um churrasco perfeito e se você ainda não viu, clique aqui e veja agora

Sal para churrasco (Que mais utilizo).

Sal Grosso

O sal grosso é o tipo de sal mais famoso e comentado quando o assunto é churrasco, mas será que sempre é a melhor opção?

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Eu te digo que não! Imagine você fazendo um corte para grelhar fininho e temperar com sal grosso. Se você for uma pessoa pouco experiente com churrasco provavelmente vai acontecer duas coisas, ou a carne vai ficar salgada ou sem sal.

Se você deixar o sal grosso a carne vai ficar salgada, se você bater vai ficar sem sal por isso digo que nem sempre é a melhor opção.

Mas em que ocasião eu uso o sal grosso então?

Você até pode utilizar em peças para grelhar mais grossas, mas a melhor aplicação sem dúvidas é em peças grandes e grossas como costelão, cupim, ponta de peito, picanha inteira entre outros cortes ou pedaços maiores, nesses caso o tempo de assar é longo, isso faz com que o sal grosso derreta e penetre na carne sem salgar, deixando assim a carne bem temperada e incrivelmente saborosa.

sal para churrasco brasileiro

O sal acima é um sal grosso Brasileiro da marca Diana, perceba que os grãos são grandes, e não tem tanta uniformidade.

Sal grosso argentino

O sal acima é um sal Argentino, os grãos não são tão grandes como o da marca Diana, porém é possível perceber mais uniformidade. Esse é o que mais utilizo

Sal Entrefino

Esse não é facilmente encontrado no Brasil, apesar que se você fizer uma busca na internet vai encontrar alguns site que vendem esse tipo de sal.

A grande vantagem desse sal é o tamanho do grão. Ele é menor que o sal grosso e maior que o sal fino, isso ajuda muito para temperar cortes para grelhar como o T-bone, Picanha fatiada, Bife ancho entre outros.

Esse sal você passa na peça dos dois lados e não precisar bater quando vai fatiar, ou seja, se você colocar a quantidade correta você não precisa bater a carne antes de servir, consequentemente nunca vai ficar sem sal.

Como faço muito corte grelhado em casa esse é o sal que mais uso.

Sal para churrasco entrefino

O sal entrefino é o meu preferido para fazer carnes grelhadas em que os preparos são rápidos.

Sal em Escamas

Esse é o sal com certeza menos utilizados no churrasco dos Brasileiros.

Ele tem esse nome por que realmente lembra escamas, ele não tem formato de grãos.

Ele é muito legal de ser usado por alguns motivos. Primeiro que você vai utilizar ele sempre em carnes que foram para churrasqueira sem absolutamente nada de sal, nenhum sal, você pega a carne e colocar para grelhar, faz o serviço, tira, fatia e ai sim ele entra em ação, isso mesmo você vai fatiar a carne e na hora de servir vai colocar o sal.

O bacana é que como ele é bem fininho ele dá uma textura muito interessante, ele quebra na boca, mas sem salgar, claro, desde que você não exagere na dose.

Além de carnes ele é uma excelente opção para temperar peixes e legumes. Esse eu acho que vale a pena você experimentar.

Aqui em casa eu tenho o Maldon que ganhei de presente e o Carmencita que comprei no Duty free, ambos são excelentes.

sal para churrasco maldon

Sal fino

Quando o assunto é sal e churrasco, o sal fino sempre será extremamente criticado. Já li muita critica contra o sal fino na internet e mesmo pessoalmente conversando com pessoas sobre churrasco, mas vou te falar uma coisa, já fiz muito churrasco com sal fino, inclusive algumas vezes somente para mostrar para algumas pessoas que dava para fazer o churrasco com ele sem problemas nenhum em alguns cortes.

Mês passado, setembro de 2017 eu fiz aniversário de 10 anos de carreira, imagina quanta carne eu já temperei?

Eu concordo que o sal fino é um sal mais difícil de usar dependendo a situação, mas que dá, isso dá.

Vou dar dois exemplos bem fáceis de onde você pode usar o sal fino no churrasco.

Lembra quando falei lá em cima sobre assar (grelhar) um corte fininho? Então, o sal fino nesse caso vai funcionar muito bem, sem salgar e nem deixar sem sal, tempere como se fosse um bife indo para frigideira.

No frango eu também sempre utilizo o sal fino, desde coração até a coxinha

Agora se você for um cara(mina) que já sabe utilizar o sal grosso e o entrefino e não usaria o sal fino de jeito nenhum ainda tem um uso para o fino que você não pode negar: Nos legumes!

Eu sempre faço nos churrascos: Beringelas, abóboras, cebolas, pimentões, batatas e não tem nada melhor para temperar esses itens do que sal fino e azeite.

Se você ainda não faz esses itens no seu churrasco você não sabe o que está perdendo.

sal para churrasco de cozinha

Outras opções de sal para churrasco que conheço: Sal temperado e Aji sal.

Eu vou ser muito sincero, sal temperado eu nunca usei e para ser sincero nem tenho curiosidade, pelo menos desses que normalmente vejo em mercado nunca tive curiosidade.

O Aji sal tem esse nome por que é sal com ajinomoto (glutamáto monossódico, terror das nutricionistas) quando você tempera com esse sal a maioria das pessoas gostam do churrasco por causa do Ajinomoto. O que mais gosto desse sal é o tamanho e uniformidade do grão.

E você, com qual o sal que mais gosta de fazer o seu churrasco?

Utiliza algum dos citados acima?

Fala ai para gente.

Te vejo no próximo churrasco.

Um grande abraço.

Até!

 

 

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *