9

Sambiquira no Espetinho: Corte de Frango Perfeito para Petisco

Fala aí comunidade, beleza? Hoje vou apresentar pra vocês um corte de Frango Perfeito para acompanhar a sua cervejinha. Seja assada, frita, empanada, ou no espetinho como eu vou fazer hoje, a Sambiquira é um petisco incrível! Além disso, combina perfeitamente com uma gelada. Você precisa fazer na sua casa! Em seguida vou falar pra você que corte é esse (caso você não saiba).

Antes de começar vou te dar uma dica rapidinho. Se acaso você gosta de aprender assistindo se liga que tem vídeo dessa receita no Youtube, aproveita para deixar aquele Gostei e Compartilhar com os Amigos.

O que é Sambiquira?

Ela também é conhecida como Sobrecu, ou até mesmo Cu de Galinha. E nada mais é que isso mesmo, a bunda da galinha, onde ficam as penas da cauda. Pode parecer estranho ou até nojento para alguns, mas é um corte com bastante carne e muito saboroso.

É um corte que eu conheci em Curitiba, onde eles vendem muito Espetinho de Sambiquira. Foi uma descoberta incrível para mim, Frango + Espetinho são duas coisas que eu adoro. É por isso que a receita de hoje vai ser justamente essa, Espetinho de Sambiquira. Mas antes eu vou te dar algumas vantagens e desvantagens desse corte para tentar te convencer a fazer esse espetinho comigo.

Imagem para mostrar a beleza desse espetinho. Fica uma delícia, você precisa fazer na sua casa.
Coisa linda né?

Vale a pena fazer Sambiquira?

E aí, vale a pena ou não? Vou falar aqui algumas vantagens ou desvantagens, vamos lá.

Então, o corte é muito saboroso, é macio, tem bastante carne, pode ser preparado de várias maneiras, ótimo para comer como petisco e… É muito barato! A única desvantagem é a limpeza que pode lhe tomar um pouco de tempo. Já que tocamos no assunto, vamos lá aprender a limpar Sobrecu?

A Limpeza é Necessária!

Para limpar você precisa retirar duas coisas, uma é obrigatória e a outra opcional. Primeiramente a obrigatória, a Sambiquira é o local em que ficam as penas da Galinha e na hora de comprar elas podem acabar vindo junto. Então não esqueça de sempre tirar as penas, seja com a mão ou o auxílio de uma faca.

O opcional é uma glândula que fica naquela região, só você passar a mão que você vai sentir uma bolinha. Ali fica um óleo que as Galinhas usam para impermeabilizar as penas. Alguns dizem para tirar, outros dizem até que dá sabor, mas isso aí cabe a você decidir. Se acaso quer saber a minha opinião, eu sempre tiro.

Se ficou alguma dúvida sobre a limpeza do Sobrecu, assista o vídeo no Youtube que lá você vai conseguir ver certinho como faz. Agora vamos para o tempero que vai deixar esse Franguinho ainda mais saboroso.

Tempero e Marinada Especial para Sambiquira

Feita a limpeza, vamos temperar o nosso Franguinho com Limão (pode ser qualquer um, mas tome cuidado para não ficar forte dependendo de qual usar, eu usei o Limão Rosa, ou Galego, ou Caipira, não sei como você chama na sua região, mas é aquele simplão mesmo). Um pouco de Vinagre de Maçã só pra dar um toque especial. Sal, Pimenta (do Reino, Branca, Rosa ou Mix) e 3 dentes de alho. Agora é só deixar marinando uns 20 minutinhos que já é o suficiente para pegar bem o sabor desses temperos.

Enquanto isso, lembre-se de deixar os espetinhos de madeira na água, porque evita deles pegarem fogo na churrasqueira. Melhor você deixar desde o começo do preparo mesmo, antes até de limpar a Sambiquira. Mas então, vamos espetar o nosso franguinho e mandar pra brasa?

Montando os Espetinhos do Jeito Certo

A dica do espetinho na água eu já passei, agora vou falar sobre a importância de organização no seu espetinho. Pode até parecer que você está perdendo tempo, mas eu prometo que só parece, no final você vai ter ganho tempo e perdido estresse.

Sempre se dedique na hora de organizar o seu Espetinho. Pode parecer que você está perdendo tempo, mas na verdade você está ganhando.
Se dedique na hora de organizar o seu Espetinho.
Vale a pena!

Procure sempre colocar sambiquiras do mesmo tamanho no espetinho, porque o tempo de preparo vai ser o mesmo.

Deixe todas do mesmo lado, porque assim vai facilitar na hora de virar os espetinhos na grelha, vai te ajudar muito, acredite!

Para finalizar, não deixe nenhum pedaço caindo para fora, tem algo meio caindo? Arrume!

Lembrando apenas que a Sambiquira tem um ossinho no meio, então cuidado na hora de espetar. Eu espetei elas de lado, desviando o ossinho.

Agora que está tudo espetadinho vamos mandar pra grelha porque eu to morrendo de fome já.

Agora é só mandar pra grelha e depois se deliciar

Hoje na grelha vai ser estilo Espetinho de Gato, Espetinho de Rua mesmo (lembrando que de Gato só o nome, a carne é de Frango, e no blog tem espetinho com corte suíno e bovino também). Como vai ser o preparo? Bem pertinho da brasa e aquela fumaçona. Como a temperatura é alta o preparo vai ser rápido, fique de olho para não perder o seu espetinho.

É estilo espetinho de rua mesmo, muita fumaça. A temperatura é alta, tome cuidado para não queimar o seu Espetinho de Sambiquira
Fumaçona clássica de Espetinho de Rua

E aí, gostou da ideia? Faz aí que você não vai se arrepender. Compra a cerveja, chama a galera e desce esse espetinho neles que é sucesso (depois da pandemia né, vai encher a tua casa de gente agora não).

CURSO DE CHURRASCO NA GRELHA

Você quer aprender ainda mais sobre churrasco? Então acesse o meu curso No Comando da Grelha, nele eu te ensino desde o básico até como inovar o seu churrasco na grelha com diferentes Cortes, Molhos e Acompanhamentos.

Muito obrigado por ler até o final. Se você quer ver mais receitas de espetinho, veja esse Espetinho com Alcatra que tá uma delícia e também esse com Medalhão de Mignon Suíno com Bacon que vai arrasar no seu Churrasco. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.

Um grande abraço.

Até!

Chef Daniel Magri

Navegação

9 Comentários

  1. Sempre vou lembrar de um vídeo no yt de uma mulher caindo da gargalhada pq comprou c# de galinha.
    Me desculpe, mas não acho agradável o sabor. Não como nem de graça.

      • Top demais, quem já experimentou saber como e gostoso a sambiquira. Frito e empanado fica muito saboroso tamb.
        Pra mim o segredo e fazer aquele limpeza inicial, onde vc retirar a parte gordurosa que parece uma glândula. Essa parte deixa um sabor mais forte na sambiquira que a maioria das pessoas não gostam.
        Muito top a dica.

        • Boa tarde Tiago. Isso mesmo, tem um monte de jeitos de fazer esse corte e todos ficam uma delícia.
          Eu também sempre tiro essa parte da Sambiquira, mesmo algumas pessoas falando que fica até mais gostoso.
          Enfim, o importante é comer né kkk. Abração

    • Opa Silvio, tudo certo? Exatamente hahaha. Apesar de não ser isso, já vi ser chamado assim muitas vezes.
      Mas não se assuste com esse nome aí não, esse corte é uma delícia.
      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.