0

Sour Beer. Ame ou odeie! Qual sua opinião?

Avalie este post

São muitos os estilos de Cerveja existentes no Mundo, até onde eu sei são no mínimo 120, são tantas cores, sabores e texturas que fica difícil nomear um só que mais gosto, e você tem algum que mais te agrada, mais Maltada (adocicada) ou Lupulada (Amarga) ou Sour Beer ácida/azeda? Essa você ainda não conhece? Continue lendo.

Eu tenho um amigo em São Paulo, na verdade um grande amigo que na época em que a gente convivia juntos ele não se conformava com o fato de eu beber Cerveja, pelo simples fato de achar algo amargo demais, algumas vezes ele comentava: “Como é que pode, você gostar de um negócio tão amargo”? Vale lembra que ele estava se referindo as Cervejas Populares (Skol, Brahma, Heineken e etc), deixa ele experimentar uma I.P.A para ver o que é Cerveja amarga. kkk

Se você parar para pensar, a primeira vez que Você e Eu colocamos uma Cerveja na boca é bem provável que tenhamos torcido o nariz, nós Seres Humanos somos criados desde cedo com coisas doces: Leite quente com açúcar, Chocolate, Sucrilhos, Nescau, Bolacha recheada, enfim, lembrou né?

Sour Beer

A questão é que existe as Sour Beer, são Cervejas que tem ganhado força de uns anos para cá aqui no Brasil e que não tem características nem Doce e nem Amarga, mas Ácida/Azeda.

São Cervejas que surpreendem por que é bem diferente da maioria que a Eu e você estamos acostumados a degustar, a primeira que degustei foi a Way Sour Me not Acerola, realmente gostei muito, bastante mesmo já faz um tempo e semana passada foi a Morada Cupuaçu Sour que não me brilhou tanto assim os olhos, mas também uma Cerveja interessante.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Morada cupuacu sour

Uma coisa que acho bacana você saber é que são Cervejas bem ácidas. Sabe quando você come ou bebe algo e fica salivando por um tempo? Essa é uma boa analogia da sensação que essas Cervejas causam na boca. Alguns exemplares tem uma pegada azeda, mas não senti nessas Cervejas

Desde quando eu comprei essa Cerveja eu tinha em mente Harmonizar com Sashimi de peixe branco, mas na hora eu mudei e decidi fazer um Ceviche que não foi a pior harmonização da minha vida, mas com certeza teria sido bem melhor eu seguir com o plano A e fazer o Sashimi.

A explicação para isso é muito simples, Ceviche é um prato cheio de limão, apesar da Morada Sour Cupuaçu ter um leve aroma e sabor de Cupuaçu, no final das contas o que se destaca á a Acidez, ai você imagina, Acidez do Prato e Acidez da Cerveja, minha boca não parou de salivar um segundo enquanto não terminei o prato, se tivesse harmonizado com o Sashimi a Cerveja teria feito o “papel” do limão para o prato por conta da sua acidez, mas é para isso que serve as tentativas, na próxima vez já sei o que fazer para ter um melhor resultado.

Faz umas duas semanas eu fiz um post sobre as Cervejas Saison por serem uma boa pedida para dias quentes, as Sours também são refrescantes e uma boa opção para o verão, se você estiver na praia ou na beira de uma piscina então com certeza será uma ótima pedida, a Way Acerola por exemplo tem 3,5% ABV, isso que dizer que se você curtir vai degustar algumas sem comprometer o raciocínio.

Uma dica legal de harmonização é harmonizar essas Cervejas com comidas em que você costuma espremer um limãozinho por cima, outra é com pratos untuosos por que a acidez ajuda a cortar a gordura, limpa a boca.

Acho que vale demais a pena você experimentar. A Way tem uma linha com três sabores de fruta, a Morada também.

E você já degustou alguma Sour Beer, o que achou?

E não se esqueça: Coma bem, beba melhor!

Um grande abraço.

Até!

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *