0

T-bone. Conheça o corte, dicas de preparo, onde e como fazer!

Avalie este post

Para mim o T-bone é um corte especial por vários motivos, vale a pena ser degustado sempre que for possível na frigideira ou na churrasqueira (minha preferência),  se você quer saber quais são esses motivos continue lendo por que eu vou dizer cada um deles agora mesmo.

T-bone Cru

corte t-bone

Uma coisa interessante que acho bacana você saber é que nem todo corte que tem o osso em T se chama T-bone, se o corte tiver um pedaço de Alcatra junto com o contra filé, vai se chama Porterhouse.

O Porterhouse além de ter um pedaço de Alcatra junto, ainda é o pedaço onde o filé mignon é maior. Logo, logo eu vou falar sobre o Porterhouse e postar algumas fotos para você entender melhor o que eu estou dizendo.

Características do T-bone que me faz comprar esse corte.

Maciez

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Como esse corte fica no lombo do animal, esse corte é muito macio, mesmo sendo texturas diferentes, as duas são bem macias (dependendo do animal).

Dois cortes em um só

Contra filé e Filé mignon, esses são os dois cortes do T-bone. O Filé mignon é um corte magro e super macio, já o contra filé é um corte que tem uma capa de gordura. Resumindo, você pode agradar duas pessoas ao mesmo tempo, a que está fazendo dieta e a que não está, aqui em casa eu faço parte do grupo dos que não esta. rs

Na grelha ou na churrasqueira?

Tanto faz, o T-bone fica uma delícia em qualquer lugar que você fizer.

Vantagem de fazer na churrasqueira: Gosto defumado.

Vantagem de fazer na frigideira: Preparo rápido (você não precisa fazer todo o processo de um churrasco).

Como preparar o T-bone com uma altura média de 2,5 a 3 cm?

Na churrasqueira:

Na churrasqueira esse corte deve ser grelhado, o que isso que dizer? Que vai ser um preparo rápido.

Você vai colocar o T-bone temperada com sal entrefino na churrasqueira sobre uma grelha, quando a brasa estiver muito forte a uma altura média de 15cm. Vai deixar grelhar de 4 a 6 minutos de cada lado, retirar da churrasqueira, deixar descansar por dois minutos e servir na sequencia.

Na cozinha:

Aqueça uma frigideira de fundo grosso até que ela esteja muito quente, coloque o T-bone já temperado com sal fino e grelhe de 2 a 3 minutos de cada lado, se sua frigideira for de aço inox, de ferro ou qualquer outro material que posso ser levado ao forno ótimo, vai ai mesmo, caso contrário coloque em um assadeira e leve a o forno pré aquecido a 180ºC por mais 6 minutos. Depois desse tempo retire do forno, deixe descansar por 2 minutos e sirva na sequencia.

T-bone grelhado

T-bone grelhado

Esse T-bone eu fiz na churrasqueira com 4 minutos de cada lado, tempo total de preparo 8 minutos.

Curiosidades.

Sim, o nome T-bone é por causa do osso que lembra a letra T.

No Brasil o T-bone também é muito conhecido como chuleta ou bisteca, porém normalmente quando é chamado desse jeito ele tem uma espessura bem mais fina, parecida com a de um bife. Aqui onde eu moro (interior do paraná) ele é vendido como filé duplo.

Se você é louco(a) por churrasco como eu, clique aqui e veja o passo a passo que eu criei para te ajudar nos próximos churrasco. Aproveite!

E você já fez o T-bone alguma vez, o que acha desse corte?

Divide ai com a gente a sua experiência.

Um grande abraço.

Até!

 

 

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *