15

Você realmente sabe o que é uma cerveja pilsen?

Entre os tipos de cerveja consumidas no mundo, as da família lager são as principais. Aqui no Brasil, elas são especialmente conhecidas por meio das marcas populares, que apresentam a bebida numa coloração intensa e com sabor refrescante. No entanto, muitos rótulos as definem como cerveja pilsen, o que confunde a cabeça de muita gente.

Você sabe o que realmente é uma cerveja pilsen e por qual motivo ela faz parte da família da cerveja lager? Este artigo do Chef com Cerveja irá te ajudar a esclarecer alguns pontos sobre o assunto. Veja abaixo:

Cerveja Pilsen

cerveja pilsen

– Em primeiro lugar, é importante realizar a diferenciação: existem basicamente três tipos de cerveja no mercado – as ales, as lagers e as de fermentação espontânea. As ales são mais encorpadas e possui sabores mais complexos porque possuem uma alta fermentação. As lagers, por outro lado, são de baixa fermentação e portanto mais leves e geralmente menos alcoólicas. Por fim, as de fermentação espontânea utilizam leveduras selvagens ou outros tipos de microrganismos na fermentação.

– Existem diversos tipos lager, sendo os mais famosos o american lager e a pilsen.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

– Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a maioria das cervejas populares que utilizam o nome pilsen na verdade não são pilsen. Todas elas são american lagers, um dos tipos de cerveja que mais são produzidas em todo o mundo.

– As american lagers englobam desde cervejas extremamente suaves chamadas Lite American Lager (que conta com expressiva quantidade de cereais não maltados como arroz e milho) até as Premium American Lager (com maiores quantidade de malte de cevada).  São também cervejas douradas, translúcidas e leves. Porém, possuem aroma tímido e o amargor via de regra pouco pronunciado. Todos os rótulos comerciais brasileiros são desse tipo.

– Já as pilsens têm sua origem em Plzeñ (Pilsen, em alemão), uma cidade na República Tcheca. Ela foi criada pelo alemão Josef Groll, e ganhou fama rapidamente na região da Bohêmia e em algumas regiões da Alemanha. Elas são douradas, translúcidas e leves como as american lagers, porém possuem algumas diferenças marcantes.

cerveja pilsen

– A verdadeira pilsen tem um nível de amargor bem mais elevado que a american lager. Além disso, esse tipo de cerveja segue a Lei da Pureza Alemã, que condiciona a produção da bebida a apenas quatro ingredientes: malte de cevada, lúpulo, água e levedura. Sendo assim, elas não podem contar com cereais não maltados, como milho e arroz, um ingrediente essencial na produção dos rótulos comerciais.

– Dessa forma, para desfrutar de uma verdadeira cerveja pilsen, escolha marcas que sejam puro malte. A tradicional cerveja desse tipo tem uma cor dourada (não amarela) e não conta com cereais não-maltados, conforme foi citado acima. A diferença será bem grande!

O que você achou deste artigo? Se você tem algum tipo de pilsen preferida, conte aqui pra gente e compartilhe com os outros leitores do Chef com Cerveja.

E fique ligado no blog para receber mais notícias sobre o universo cervejeiro, com dicas, roteiros e as novidades mais quentes do mercado.

Até a próxima!

Navegação

15 Comentários

  1. Gostei, depois que fui apresentado à cerveja *puro malte* ñ tomei mais as de cevada e milho
    Este artigo me ajudou neste conhecimento! Valeu a pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.