0

X-Burguer. Como fazer o seu próprio hambúrguer e inovar para fazer lanches únicos e incríveis.

Fala aí comunidade, beleza? Eu tenho certeza que você gosta, ou já gostou de comer um X-Burguer. Talvez você tenha enjoado daquele gosto industrializado, mas nesse caso experimente um artesanal, ou faça você mesmo o seu hambúrguer que não tem erro.

Caso você queira fazer o seu próprio hambúrguer clique aqui para ver mais dicas. No vídeo do link eu fiz um X-Bacon e dei umas dicas bem legais para você conseguir fazer um hambúrguer. Por exemplo, que carnes utilizar, a quantidade de sal, como fazer para ele não se quebrar na grelha, entre outros.

Outra dica para você saborear um bom X-Burguer é: INOVAR. Varie no tempero, nos ingredientes, faça molhos, ou seja, faça a diferença.

Para deixar esse X-Burguer super saboroso eu utilizei um hambúrguer, na verdade QUATRO, hambúrgueres artesanais. Além de um molho incrível e diferenciado, com Mostarda, uma Cerveja Malzbier e Lúpulo Citra. Dá uma olhada no vídeo abaixo se tiver interesse, você, sem dúvida, vai aprender muita coisa.

Dicas para fazer o seu próprio Burguer

Como não errar o Sal

Vou te dar uma dica de Ouro. 16 a 18 gramas de sal por quilo de carne. Dessa forma, não tem erro. Se acaso você não tenha como pesar o sal, o jeito é ir temperando e provando. Sim, a carne crua mesmo, é gostosinha e não mata ninguém.

Doce com Cerveja? - Chef com Cerveja

Outras dicas de tempero

Além do sal, é interessante utilizar outros temperos para ressaltar o sabor do seu hambúrguer e deixar ele ainda mais especial. Um que eu utilizo em quase 100% das minhas receitas é a pimenta, seja a Pimenta do Reino, ou um Mix de Pimentas (Pimenta do Reino, Pimenta Branca e Pimenta Rosa). Outro tempero incrível é a Páprica, além de ela dar um sabor único para as suas receitas, ela ainda dá uma coloração avermelhada que deixa os seus cortes lindos.

Qual carne escolher?

Muito se fala em blend, ou seja, uma mistura de carnes. Mas, o mais importante é pensar na proporção de gordura. A gordura é muito importante para dar suculência para o seu hambúrguer, para que não fique seco. Além disso, ela é responsável por dar aquele sabor incrível. A proporção ideal fica entre 10 a 30%, assim ele não fica seco e sem sabor, nem molengo e enjoativo.

Sendo assim, você não precisa, exatamente, fazer uma mistura de carnes. O Filé Agulha, por exemplo, é um corte com uma boa proporção de gordura e bem acessível. A Costela também é um bom corte para hambúrguer, o sabor é único, apesar de o custo benefício não ser tão bom. Caso você goste muito de um corte, é claro que pode fazer o seu próprio blend, para isso pesquise bastante, para haver o equilíbrio entre carne e gordura. Assim, você vai ter um corte macio, suculento, saboroso e ainda por cima, você que fez.

Peso e tamanho

O peso ideal para mim é de aproximadamente 180g. Além disso, o tamanho varia do ponto que você gosta do seu hambúrguer, quanto mais alto ele for, mais mal passado ele será. Portanto, eu evito deixar muito fininho, para que ele tenha uma textura mais macia.

Outra coisa a se pensar é no pão, deixe o hambúrguer um pouco maior que o pão, saindo pelas laterais, pois durante o processo ele diminui e quando ficar pronto ele estará menor, cabendo perfeitamente no pão. Desta maneira, você não vai comer nem apenas pão, nem apenas hambúrguer, estará na medida certa.

O burguer tá quase indo pra grelha, vamos pensar na modelagem

É agora que vem uma dica importantíssima, para que o seu hambúrguer não se quebre quando você estiver grelhando. Antes de modelar, arremesse ele de uma mão para a outra repetidas vezes, não sei exatamente quanto, mais de dez. Sei que é difícil entender isso de uma maneira não visual, mas é como se estivesse se preparando para um arremesso de beisebol, apenas tenha cuidado para que o seu super burguer não caia no chão e você perca todo o seu esforço. Este processo fará com que o ar saia de dentro da carne, é por isso que ele não vai se quebrar quando for pra grelha.

Caso tenha ficado com dúvidas, dê uma olhada no nosso vídeo do youtube que ficou linkado no começo do blog. Para ser específico, lá pelos 6:30 minutos, é claro que eu prefiro que você assista o vídeo todo né, dá uma força aí pro canal.

Em seguida vamos fazer a modelagem, você pode fazer na mão mesmo ou para facilitar utilizar um aro. Dou essa dica porque além de facilitar o processo, deixa todos os hambúrgueres bem bonitinhos e uniformes. Agora é só deixar ele do tamanho e do peso que quiser, levando em conta as dicas acima.

Vamos inovar? Molho com ingredientes cervejeiros

Ingredientes

A base do molho será a mostarda e uma malzbier, na mesma quantidade, e um pouco de lúpulo ralado. O objetivo é harmonizar a acidez da mostarda, o adocicado e maltado da malzbier, o amargor e o cítrico do lúpulo. Além disso, coloquei um pouco de molho inglês, o açúcar mascavo para auxiliar no adocicado do molho, meio dente de alho e pimenta caiena. Desculpa, mas não poderia faltar pimenta, eu adoro.

Lúpulo Citra

Talvez você tenha pensando nesse ingrediente em específico. O lúpulo é o ingrediente da cerveja responsável pelo amargor, além disso é um ótimo conservante natural. Existem vários tipos de lúpulo, que entregam diferentes sabores e aromas. O lúpulo utilizado foi o Citra e como diz o nome possui um toque cítrico, ficou incrível nesse molho. Caso queira saber mais sobre lúpulo clique aqui.

Utilizando bebidas alcoólicas em receitas

Seja com cervejas, vinhos, espumantes, destilados, entre outros, as bebidas alcoólicas, se bem utilizadas, harmonizam e enriquecem as suas receitas. Mas é muito importante saber que o álcool precisa evaporar, para que fique apenas o sabor da bebida. Dessa maneira, é possível que todo mundo deguste da receita, pois não haverá nada de álcool.

No nosso caso, o molho precisa reduzir, ou seja, ferver, evaporando a parte líquida. Mas cuidado para não deixar evaporar demais, pois a textura do molho muda de acordo com a temperatura. Portanto, se você deixar ele muito grosso, após esfriar ele ficará ainda mais pastoso e parecerá mais uma geleia do que um molho.

Mais alguma dicas

O Pão faz muita diferença

Existem mais algumas coisas que você pode pensar para melhorar o seu X-Burguer. O pão é uma delas e é essencial. Pensa assim, o que adianta ter um hambúrguer incrível e o pão ser o primeiro que você encontrou no mercado? Dedique mais tempo na escolha do pão e se possível faça o seu próprio também, claro que tudo isto demanda tempo, mas é uma ótima atividade para fazer com seus familiares e/ou amigos. Caso queira saber mais sobre pães para hambúrguer dê uma olhada aqui nesse post que eu passo uma receita incrível de Pão Brioche.

Harmonização com Cerveja

Nada melhor do que comer bem e beber bem. Um bom lanche fica ainda melhor quando acompanhado de uma boa cerveja. Pense em uma boa harmonização e torne o momento ainda mais especial. Caso queira conferir umas ideias de harmonização para o seu lanche dê uma olhadas nesses posts aqui do blog, uma Pale Ale e uma American IPA.

Muito obrigado por ler até o final. Agora me fala aí, gostou do conteúdo? Não gostou? Está com dúvidas? Tem sugestões? Deixa aí nos comentários, sua opinião é muito importante.

Um grande abraço.

Até!

Chef Daniel Magri

Navegação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.